O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki é velado desde as 9h deste sábado (21) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A cerimônia foi aberta ao público às 11h. O sepultamento ocorrerá às 18h no Cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. Teori morreu na queda de um avião em Paraty, no Rio de Janeiro, na quinta-feira.

Por volta das 7h20, o corpo de Teori chegou à Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, e foi levado em cortejo até o tribunal, acompanhado por familiares e também pela presidente do STF, Cármen Lúcia. Eles seguiram pela BR-116, até a região central da cidade. O velório teve início às 9h, mas apenas com a presença da família, de amigos e de pessoas do meio jurídico próximas ao ministro.

O juiz da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, disse que foi prestar uma homenagem a Teori, que era o relator dos processos da operação no STF. “Acredito que, pela qualidade, relevância e importância pelos serviços que ele prestava, e a situação difícil desses processos, pela importância desses processos, ele foi um verdadeiro herói”, disse Moro, que teve seu breve pronunciamento interrompido devido à problemas no microfone.

O presidente Michel Temer desembarcou na base aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pouco depois das 12h50. A comitiva chegou à sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no centro da capital gaúcha, às 13h20. Ele entrou pelo estacionamento acompanhado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Mendonça Filho (Educação), Alexandre de Moraes (Justiça), José Serra (Relações Exteriores), Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário), além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Leia mais no G1 Rio Grande do Sul