GetContentCAPJAPR2

Foto: André Coelho/O Globo

De O Globo

BRASÍLIA – Depois de um encontro com dirigentes do PT, o deputado André Vargas (PT-PR) decidiu renunciar ao mandato. Segundo pessoas próximas ao parlamentar, Vargas deve formalizar nesta terça-feira a renúncia. O parlamentar já redigiu até uma carta de renúncia, onde reclama que está sendo “massacrado pela imprensa” e que decidiu preservar a sua família. Um dos principais defensores da renúncia de Vargas foi o próprio presidente do PT, Rui Falcão.

Nas discussões internas do partido, o dirigente argumentava que a manutenção do mandato de Vargas era motivo de desgaste para a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff, tanto pela gravidade das denúncias quanto pela falta de explicações suficientemente convincentes para o nível de intimidade que ele mantinha com o doleiro Alberto Youssef.

No fim da tarde desta segunda-feira, Vargas ligou para o presidente do PT para informar que renunciaria ao mandato. No mesmo dia, mais cedo, Falcão recebeu relatório de uma comissão formada por três petistas que ouviram as alegações de Vargas sobre suas ligações com o doleiro.

A comissão decidiu propor que o partido “aprofunde as investigações” sobre o caso e discuta a situação do petista no âmbito do Comissão de Ética do partido, o que pode resultar até na sua expulsão dos quadros da legenda.