Submissão da mulher ao marido, proibição da união afetiva entre pessoas do mesmo sexo, oposição ao aborto e ao divórcio. Esses são alguns dos pensamentos de Ives Gandra Martins Filho, um dos candidatos de Michel Temer para assumir a vaga deixada por Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

As opiniões de Martins Filho estão em um artigo do mesmo, que integra o livro Tratado de Direito Constitucional, lançado em 2012 e organizado pelo ministro Gilmar Mendes, pelo pai de Ives Gandra Filho e pelo advogado Carlos Valder. Junto com o pai, Ives integra a Opus Dei, organização católica ultraconservadora, e diz ser adepto do celibato.Martins Filho também critica decisões do Supremo a respeito da liberação de pesquisas com células-tronco.

Veja também:   Repórter descobre morte da filha ao cobrir acidente

Apesar de ter opinião contrária ao casamento homoafetivo, o atual ministro do Tribunal Superior do Trabalho, ressalta que indivíduos de orientação heterossexual e homossexual possuem a mesma dignidade perante a lei e que a opção sexual deve ser respeitada.

Próximo de Temer, Ives Gandra Martins Filho é um dos idealizadores da reforma trabalhista proposta pelo presidente e que foi bastante criticada pelas centrais sindicais. Michel Temer anunciou que só irá indicar quem ocupará a vaga de Teori após a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, escolher o novo relator da Lava Jato.

Do NE10