Do Diario de Pernambuco 

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou, nesta sexta-feira (18), que irá tomar a vacina contra a covid-19. Ele já contraiu a doença, mas vai seguir a recomendação dos próprios técnicos e tomar as doses necessárias quando chegar a vez, respeitando a lista de prioridades. A decisão vai de encontro à declaração do presidente Jair Bolsonaro, que acredita não precisar da vacina por já ter sido infectado pelo vírus.

“Ô imbecil, ô idiota. Eu já tive o vírus e eu já tenho os anticorpos. Para que tomar vacina de novo?”, disse Bolsonaro durante solenidade do governo federal em Porto Seguro, nessa quinta (17).
Em entrevista ao SBT News, Pazuello afirmou que a vacina é peça fundamental para o controle da infecção. “É por isso que a gente trabalha nela nessa direção o tempo todo”, disse. Ao responder se tomaria as doses, o ministro acenou positivamente, completando que assim faria “quando chegar o meu momento”.
Afirmou, ainda, que não faria distinção entre as marcas de imunizantes, “desde que registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”. No entanto, ponderou que, caso a ciência mostre que determinada produção age com mais eficácia em segurança em determinados públicos, esta é uma questão a ser considerada.
STF
Pazuello ainda comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em autorizar a aplicação de medidas restritivas para brasileiros que se recusarem a tomar a vacina. “Vejo com muita naturalidade, porque já estava previsto por lei. Só está sendo ratificada e define que o Ministério Saúde ainda vai dizer… Cabe a nós, em princípio, colocar quais serão essas restrições, e onde seria restrito uma pessoa que não tem vacina ir. São cláusulas que já acontecem naturalmente”.
Já o presidente Bolsonaro, ao receber a notícia, protestou. “Pode ser uma medida inócua do Supremo. Com todo respeito ao STF, entrou numa bola dividida, não precisava disso”, criticou.