lixãoO lixão de Serra Talhada começa a dar novas dores de cabeça ao governo do PT. Após matéria veiculada pela TV Jornal, nessa quarta-feira (3), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) enviou uma equipe de fiscais para autuar a Prefeitura e exigir uma solução definitiva para o problema. Na matéria que repercutiu na imprensa estadual, foram exibidas imagens do lixo ‘invadindo’ a PE-390 colocando em risco a vida dos motoristas. As imagens foram utilizadas como provas contra o governo Duque.

Mas a ‘bronca ‘ em cima do governo petista não se resume a fiscalização do DER. Em outubro do ano passado, o prefeito Luciano Duque foi multado em R$ 50 mil pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) por manter o lixão às margens da PE-390. O curioso é que a prefeitura não quitou a multa e nem resolveu o problema. Em nota enviada ao FAROL, a CPRH ratificou a ocorrência.

“Conforme contato telefônico, informo que a CPRH lavrou auto de infração contra a Prefeitura do referido município, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Informo ainda que a CPRH voltará a fazer nova vistoria ao local”, diz a nota emitida pelo Núcleo de Comunicação Social, enviada à redação do FAROL.

JUSTIFICATIVAS

Durante entrevista a Rádio Líder do Vale FM, nessa quinta-feira (4), o prefeito Luciano Duque foi provocado a comentar sobre o lixão e, mais uma vez; demonstrou irritação em torno do assunto. O petista aproveitou para mandar recados para os seus adversários e disse que uma solução para o problema já estava em andamento.

“Dizer que eu fui incompetente porque ainda não resolvi o problema, é puro desconhecimento. Quero explicar para que os nossos adversário entendam, que essa solução está aí há mais de 50 anos para se resolver, não seria eu que em três anos daria a solução completa. É muito fácil chegar e atirar pedras e dizer que sou incompetente porque não resolvi em três anos o problema do lixão. O nosso grupo, dentro da sua competência avançou”, disse Luciano Duque, elencando algumas medidas tomadas pelo seu governo e pelo Consórcio Cimpajeú.

“Implantamos o plano de gestão integrada de resíduos sólidos e o Consórcio (Cimpajeú) já captou recursos para implantar os aterros sanitários. Eu pergunto: Em Pernambuco quais foram as prefeituras que conseguiram resolver? Já licitamos o projeto do destino final dos resíduos sólidos de Serra Talhada  e depois do Carnaval estaremos assinando o contrato com uma empresa de Lorena (SP) que vai iniciar a construção de uma usina de resíduos sólidos. Esta é uma ação da Prefeitura de Serra Talhada e vai aderir a este projeto os municípios de Flores que é do PR, Triunfo que é do PR e Calumbi que é do PR, resolvendo uma vez por todas este problema”, cravou Duque.