Publicado às 10h desta terça (10)

A situação de precariedade laboral no Brasil é bem conhecida e já foi, até, difundida nas notícias internacionais. O povo brasileiro começa a voltar-se para atividades online como fonte de rendimento. Venha descobrir tudo sobre a Internet como fonte de renda. A economia internacional não tem vivido dias fáceis e o Brasil espelha grandemente esta realidade. A instabilidade laboral, bem como os salários baixos que não correspondem à inflação fazem com que muitas pessoas vivam situações preocupantes de desemprego ou grandes dificuldades em termos econômicos.

O equilíbrio das finanças pessoais e familiares implica, por isso, que os brasileiros encontrem novas formas de ganhar dinheiro ou de obter renda passiva. Hoje em dia, numa era marcada pela tecnologia e pelo mundo digital, é natural que a Internet surja como a opção preferencial para fazer uma renda, na medida em que alberga várias plataformas a partir das quais é possível conquistar algum dinheiro extra e ter uma vida mais estável.

São inúmeros os espaços digitais onde se torna possível desenvolver atividades que visam o lucro e, mesmo nestes, os setores incluídos são diversificados e plurais. Saber quais são as melhores opções para ganhar dinheiro com a Internet pode ser exatamente aquilo que necessita para garantir uma vida melhor e uma maior estabilidade financeira. Saiba mais sobre como você pode se juntar às pessoas que fazem do online uma fonte de rendimento.

1. Aproveitar as redes sociais como fonte de renda

Todos nós estamos, hoje, conectados pela mídia social e, sem dúvida, estes espaços que tantos encaram como lazer podem transformar-se, em alguns casos, em excelentes fontes de rendimento. Hoje em dia, o mundo vive das tendências e estas são criadas, maioritariamente, por produtores de conteúdos digitais, conhecidos como influencers.

No meio dos influencers do século XXI encontramos bloggers, instagramers, youtubers e facebookers: um conjunto vasto de pessoas que, aproveitando o potencial das redes sociais, expõe algumas das suas valências e partilha os seus conteúdos com o grande público. Para o fazerem, estes influencers aproveitam a renda que provém dos anúncios ou dos patrocinadores.

2. Abrir uma loja online

Outra tendência que pode ser aproveitada nos dias de hoje é a migração dos consumidores das lojas físicas para as lojas online. A procura, cada vez maior, por produtos comercializados online abre uma janela de oportunidade para quem deseja se dedicar ao comércio e quer fazê-lo de forma mais simples e sem precisar se deslocar.

Hoje em dia, mesmo para quem não tem dinheiro para um investimento inicial ou tempo para fazer a gestão logística, surgem oportunidades no meio do e-commerce, com opções como o Dropshipping. Se é verdade que a concorrência nunca foi tão grande, é igualmente verdade que nunca foi mais simples abrir este tipo de negócio e que existem vários casos de sucesso neste setor.

3. Aproveitar valências e conhecimentos online

Se tem uma formação ou vários conhecimentos numa determinada área de conhecimento, ou caso seja conhecedor de vários idiomas, poderá aproveitar as suas capacida de trabalhos na Internet para ganhar rendimentos extra.
Workshops, aulas e cursos online têm lugar nestes espaços, através de vídeo-chamadas ou de plataformas de e-learning. Além de permitir uma gestão do horário compatível com outras ocupações, este tipo de trabalho costuma ser bem remunerado, sendo ideal para quem quer ganhar algum dinheiro extra.

4. Trabalho de freelancer

O trabalho de freelancer não é exclusivo do meio digital mas foi, certamente, muito facilitado pelas novas tecnologias e pela Internet, permitindo o trabalho remoto com clientes de todo o mundo.
Este tipo de trabalho pode ser desenvolvidos em várias áreas, sendo comum entre os artistas, produtores de conteúdos mas também professores, personal trainers e contabilistas.

Muito em voga está também o desenvolvimento do trabalho como coach. Esta atividade laboral online permite uma grande flexibilidade na gestão do tempo e também no momento de estipular tarifas, sendo uma boa opção para quem deseja trabalhar por conta própria e fazer o seu próprio salário à medida de cada trabalho realizado.

5. Trabalhos de edição, tradução e transcrição

Muito procurados no meio online são, também, alguns dos trabalhos ligados à justiça e à escrita. Buscando preços competitivos, muitas pessoas procuram pelos melhores editores de texto, paginadores, tradutores e transcritores na Internet, a fim de encontrar um trabalho de excelência. Se estas forem as suas valências, encontrará na Internet também uma janela de oportunidade incrível para fazer o trabalho que gosta e receber por ele, sem precisar de sair da sua casa.

Uma das vantagens deste tipo de trabalho é que pode ser conciliável com outros, podendo optar por fazê-lo a tempo inteiro ou simplesmente para ganhar alguns rendimentos extra a par com o seu trabalho regular.
Além disso, muitas vezes, este tipo de profissional recebe trabalhos grandes que abrem janelas de oportunidades para parcerias futuras que serão ainda mais vantajosas.