Publicado às 04h23 desta quinta-feira (10)

O Corpo de Bombeiros de Serra Talhada tem recebido muitos chamados para conter incêndios de pequenas e médias proporções na zona urbana e na zona rural da Capital do Xaxado neste período de estiagem mais intensa no município, fato que segundo a central de emergências sempre há intervenção humana, apesar dos agravantes climáticos.

Em conversa com o Farol de Notícias, o Corpo de Bombeiros relatou que os fatores oriundos de uma combinação climática aumentam os casos na região, mas destacou que a intervenção humana nesse processo que tanto afeta o solo e vegetação e na saúde pública.

”Os incêndios em vegetação aumentam significadamente em nossa região no período de agosto a dezembro, em razão da combinação ideal: material combustível seco (folhagem), baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas. No entanto, para que estes incêndios se iniciem há a intervenção humana, ou de forma acidental ou criminosa. A queimada provoca danos ao solo, a vegetação, ao meio ambiente e a saúde da população.”

RECOMENDAÇÕES

O Corpo de Bombeiros recomenda as seguintes medidas para evitar incêndios durante esse período de agosto a dezembro:

1. Não jogar pontas de cigarros na vegetação;

2. Não acumular lixo em terrenos;

3. Não usar fogo para limpeza de terrenos;

4. Construir aceiros próximo as residências rurais;

5. Não lançar lixo nas margens das rodoviais;

Caso se depare com um incêndio,  acione o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.