Publicado às 05h35 desta quinta-feira (10)

Por Regina Maria, moradora de Serra Talhada

“Venho por meio deste como cidadã, alertar o Governo Municipal a tomar providencias quanto ao combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Pelo que sei, a cidade não tem cobertura de 100% nas ações de combate as endemias. A vigilância epidemiológica precisa esta atenta!

Um exemplo em que devem atuar é o bairro Universitário, tenho conhecidos que relataram ter encontrado o mosquito Aedes aegypti, e também neste ultimo mês passado, 3 conhecidos que tiveram febre e vômitos. Estes foram atendidos medicamente, mas não foi feito qualquer exame para saber de que se tratava. Sempre aquela história das viroses. Então, é bom que tenha ações no bairro e em todo município.

Ouvi uma entrevista esses dias em que a Diretora da XI Geres ressaltou os cuidados que a população tem que ter e ainda cobrou os municípios para atuarem contra as arboviroses. Também fiquei sabendo do veículo que a Vigilância recebeu para atuar contra as arboviroses.

Convoco também a população para o participar desse controle da doença no município, incluindo, o recolhimento dos criadouros existentes nos quintais, retirando a água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do Aedes aegypti. Mas que para aqueles que insistem em não obter os cuidados necessários, os agentes possam realizar notificações.

Não podemos brincar com este tema tão importante. Esperamos e torcemos para que aqui em nosso município, possa ter um maior controle e combate ao mosquito. Esperamos que alguma ação possa ser feita no bairro Universitário.

Outra coisa que solicito, é informações da Prefeitura, sobre como proceder ao encontrar um mosquito Aedes aegypti na residência e em caso de algum cidadão com febre ou outro sintomas dengue fazer. Quais as UBS procurar? Algumas UBS tem a quantidade de atendimento, e as vezes não podemos ser atendidos naquele dia, o que fazer?

Agradeço ao Farol pelo espaço! Caso o município já realize alguma ação neste quesito, seria bom contar com a participação da população com informações e orientações.