Publicado às 13h30 desta sexta-feira (3)

O município de Serra Talhada continua com a curva crescente em casos de Covid-19. Ontem (quinta-feira), foram atestados mais 26 casos. Entre terça-feira e quinta foram 100 casos diagnosticados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 151 pessoas estão em isolamento domiciliar e 155 casos ativos da doença foram confirmados.

Nessa quinta-feira (2), durante entrevista exclusiva ao Farol, a coordenadora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Karla Millene, analisou e deu um diagnóstico preciso sobre o ‘boom’ de casos. Segundo ela, tem muito a ver com o comportamento da população e com ‘bolsões de não vacinados’ que crescem em Serra Talhada.

“A XI Geres monitora não só Serra Talhada, como os outros municípios da regional. Diariamente a gente vem acompanhando os números, observamos que os casos que estão positivando, embora esteja alarmando, porque um dia são 26, outro dia 31, outro dia 44, quando a gente vai observar tem casos de menores de 12 anos, são crianças que não estão vacinadas e casos que também estão ocorrendo em pessoas adultas acima de 12 anos que não estão vacinadas ou com o esquema incompleto e também observamos casos em adultos com o esquema vacinal completo. Atribuímos às medidas de flexibilização, que elas precisam ocorrer porque nós estamos num patamar de estabilidade, taxa de ocupação abaixo de 50% dos leitos de covid, não só em toda a rede estadual, mas aqui na regional”, explicou Millene.

RELAXAMENTO E DELTA

Ainda durante a entrevista, Karla Millene elencou algumas medidas que foram praticamente abolidas do dia a dia em Serra Talhada, que facilita a circulação rápida do vírus.

“Atribuímos esse aumento a flexibilização e a população vem relaxando nos cuidados, ainda não foi liberado o uso de máscaras e a gente percebe pessoas sem máscara, com a máscara abaixo do queixo, o distanciamento que não está acontecendo, as pessoas se abraçando, tocando na mão, compartilhando objetos tudo isso é prejudicial às medidas de prevenção da covid. Tivemos numa nova rodada de sequenciamentos genéticos, mais 3 casos de pessoas contaminadas com a variante Delta aqui de Serra Talhada, encaminhamos o resultado para a secretária municipal de Saúde Lisbeth, que vai junto com a equipe da vigilância investigar esses 3 casos, se foram pessoas que viajaram, se foram pessoas que tiverem contato com pessoas de outros estados. O fato que a gente sabe é que a variante Delta praticamente circula no estado inteiro”, reforçou.

VACINADOS CONTAMINADOS

”Você pode observar nesse gráfico de monitoramento do dia de ontem que a maioria dos casos positivos estão acontecendo nos vacinados, o que me faz pensar que as pessoas que estão vacinadas estão mais relaxadas, achando que por estarem vacinadas estão livres de pegarem a doença. Os não vacinados, estão ocorrendo num número maior, o que provavelmente pode indicar estarem tomando mais cuidado do que os não vacinados”, disse Millene, cravando:

“Então, é importante salientar que não é porque está vacinado que não vai manter com os cuidados de proteção, usar máscara, lavar as mãos e medidas de distanciamento. É importante frisar que a pandemia não acabou e que mesmo as pessoas vacinadas, com o esquema vacinal completo e reforço, devem continuar se cuidando.’