Nesta sexta-feira (19) foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas em todo o país. A data busca representatividade e reparação histórica aos povos originários.
Em Serra Talhada, as crianças da Creche Francisco Epaminondas Torres, no bairro Caxixola, aprenderam um pouco mais da cultura indígena com uma visita especial.
O Pajé do Povo Tapuio do Pajeú, também pertencente ao povo Pankará, e ativista dos direitos indígenas em Serra Talhada, Luiz Fernando Pankará, mostrou um pouco mais para as crianças de 1 a 5 anos sobre os seus costumes.
A Professora Socorro Carvalho também é do Povo Pankará e mostrou um pouco de sua vivência para as crianças do Maternal II.
As dez professoras do educandário se reuniram para celebrar a data e contaram com as famílias das crianças para fazer as comidas de origem indígena.
De acordo com a gestora escolar, Louriani Moura, e a coordenadora pedagógica, Débora Karoline, a atividade reuniu cerca de 140 crianças da instituição para celebrar juntos a cultura indígena de Serra Talhada.
“Os povos originários são a fonte da cultura e da história do nosso país. Celebramos essa data com consciência e representatividade, tivemos a presença do Pajé Luiz Pankará falando em nome de seu povo e sua cultura. Agradecemos a presença do Pajé e de todo o nosso corpo docente que organizou esse evento para as nossas crianças”, afirmou a gestora.