Crianças são socorridas com coceira e mal estarDo G1 PE

 

Estudantes de uma escola municipal em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, foram socorridos com um surto de coceira e mal estar, na manhã desta quinta (29). A suspeita é de que eles tenham sido intoxicados por “pó de mico”. Vídeos mostram as crianças se coçando e sendo levadas num ônibus escolar para unidades de saúde.

O caso aconteceu na Escola Municipal Capela de São Sebastião, no Sítio Gambá, no distrito de Tejucupapo, na zona rural de Goiana.

De acordo com o Hospiral Belarmino Correia, 11 estudantes foram atendidos no local. Eles foram avaliados pela equipe médica, ficaram sob cuidados e foram liberados para ficar em observação.

O “pó de mico” provoca uma forte reação alérgica. A substância é produzida com a semente de um tipo de coqueiro. Um dos perigos do contato com esse pó é a intoxicação dos pulmões.

Os vídeos, enviados ao WhatsApp da TV Globo, mostram vários estudantes fora do ônibus, logo após serem levados para a Unidade Mista de Tejucupapo.

O tio de uma das crianças, que não quis ser identificado, disse que o caso ocorreu antes das 11h. A sobrinha dele, de 10 anos, chegou em casa com as pernas irritadas e com muita coceira. A hipótese é de que, do primeiro andar da escola, alguém tenha soltado “pó de mico”.

“As crianças estavam todas se coçando, mais de 30. Eu soube que uma professora chegou a se trancar na sala com alguns estudantes, para que eles não fossem afetados, mas não teve jeito. Ninguém sabe quem fez isso até agora, mas o estrago foi grande”, afirmou o homem.

Veja também:   Perseguição em Serra Talhada acaba em prisão
Criança em ambulância após suspeita de intoxicação por 'pó de mico' — Foto: Reprodução/WhatsApp

Criança em ambulância após suspeita de intoxicação por ‘pó de mico’ — Foto: Reprodução/WhatsApp

O tio da estudante afirmou, ainda, que falta segurança no colégio. “Nas chuvas de 28 de maio, o muro da escola caiu e até agora não consertaram. A escola está lá, aberta, sem segurança alguma. Qualquer pessoa pode ter feito isso. Eu soube que o diretor marcou uma reunião com os pais, depois desse incidente, para falar sobre esse problema e sobre a segurança”, disse.

Veja o vídeo:

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/video/criancas-passam-mal-e-sao-levadas-a-hospital-com-suspeita-de-intoxicacao-por-po-de-mico-10977855.ghtml