Tpaulo camararabalhado em sigilo pelas secretarias, começa a vir a público o corte de gastos que o governador Paulo Câmara orientou sua equipe a fazer, diante da falta de ajuda do governo Federal.

Nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco anunciou ações de racionalização nas despesas correntes do Estado.

Nesta terça-feira, será publicado no Diário Oficial um decreto instituindo o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG). A meta é racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 320 milhões, só em 2015.

De acordo com o governo Paulo Câmara, a medida leva em consideração as projeções econômicas e financeiras do País que apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira, taxa de juros alta e consequente baixa projeção para o incremento de receitas para os estados.

“Precisamos continuar nos preparando para o cenário fiscal restritivo que está posto para o País. Vamos estabelecer metas, procedimentos e rotinas eficazes, focados no combate ao desperdício e na otimização do gasto. Os projetos prioritários não serão impactados. Vamos manter a qualidade dos serviços com a eliminação do gasto ruim”, destacou Paulo Câmara.

Entre as medidas do Executivo estadual está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, transferências voluntárias, entre outros. Os recursos já destinados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) serão preservados, bem como os programas de relevância para a sociedade, tal como o Pacto Pela Vida.

(Do Blog do Jamildo)