luciano-duque-600x337Mesmo sendo petista de carteirinha, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, admite que não está suportando a política econômica do governo Dilma Rousseff com relação aos municípios. Em Brasília, participando da Marcha dos Prefeitos contra as medidas adotadas pelo governo do seu próprio partido, o prefeito não descartou a possibilidade de Serra Talhada fazer coro a uma greve por parte dos prefeitos, e admite até fechar a Prefeitura da Capital do Xaxado em forma de protesto.

“No Mato Grosso, Minas Gerais, tem vários estados e várias associações que estão programando uma greve nacional, as prefeituras fecharem e Pernambuco também foi discutido na última assembleia da Amupe, eu creio que esse movimento está ganhando força. Inclusive, com a discussão da evolução de alguns programas federais que são subfinanciados”, declarou Duque, durante entrevista a rádio Folha Fm, nessa quarta-feira (5).

Durante a entrevista, Luciano Duque também criticou alguns programas sociais do governo federal. Segundo ele, a contrapartida das prefeituras acaba criando mais arrocho financeiro nas contas públicas. O prefeito defende uma mudança profunda no chamado pacto federativo, e propõe uma melhor distribuição dos recursos, com prioridade para os municípios.

“Então, há esse sentimento dos prefeitos de não mais assumir esses programas, e começar a devolver os programas, porque está verdadeiramente difícil para os prefeitos cumprirem com o que manda a lei. Com poucos recursos fazer com que esses programas funcionem nos municípios e o Governo Federal manda só uma parte do recurso e não tem recurso para a gente tocar, mais recursos para fazer esses programas”, lamentou o prefeito, que é recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores.