A contribuição incontestável de homens e mulheres para manter viva e pulsante a cultura tradicional do nosso Estado deu origem ao título Patrimônio Vivo de Pernambuco, que é concedido anualmente pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.

Desde 2005, 33 artistas e agremiações foram agraciados, como reconhecimento à sua trajetória comprometida com os saberes e conhecimentos populares, perpetuados por gerações. Esses guerreiros da cultura pernambucana são os personagens principais de duas exposições fotográficas que abrem suas portas, nesta segunda (25), na Torre Malakoff, Bairro do Recife.

“Pernambuco Vivo” é uma parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio e retrata os patrimônios vivos em momentos do seu cotidiano. E entre eles, está o Maracatu Leão Coroado, que ganha a exposição fotográfica “Nação Leão Coroado 150 anos”, também uma realização da Secult-PE, e que marca a comemoração do sesquicentenário da agremiação recifense

“Homenagear aqueles que dedicaram toda sua vida à causa da cultura é mais que uma responsabilidade do Governo do Estado. É um título que leva nosso reconhecimento à grandeza da obra desses personagens, ao mesmo tempo em que gera uma visibilidade para a arte que produzem e estimula a continuidade dessa cultura pelos seus discípulos”, diz o secretário executivo da Casa Civil e de Cultura Marcelo Canuto. O secretário comemora ainda o fato de termos hoje duas exposições em cartaz, com o mesmo tema. Uma, é fruto da parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio. A outra, uma iniciativa da Secult-PE, brinda os 150 anos do Leão Coroado. “É um momento especial para os nossos Patrimônios Vivos”, vibra o secretário.

SERVIÇO:

Exposição “Pernambuco Vivo”De 26 de novembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/n. – Bairro do Recife)Abertura para convidados: 25 de novembro às 18h30.

Exposição “Nação Leão Coroado 150 anos”De 25 de novembro de 2013 e a 2 de fevereiro de 2014Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/n. – Bairro do Recife)