frevoFotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Quem pensa que Serra Talhada tem olhos apenas para o xaxado está muito enganado. Todas as semanas, nas praças da Capital do Xaxado, aulas de frevo acontecem para todas as idades, sob a coordenação dos professores Gil Silva e Flávia Vieira. Morando em Serra Talhada há 7 meses, o casal resolveu mostrar que não há fronteiras para cultura e ensinam frevo nas quartas e quintas-feiras na Praça Lampião e no sábado, a partir das 16h, na Concha Acústica.

“Nosso projeto tem o nome Sertão Frevo e tem como foco dar aulas de dança popular com ênfase no Frevo, de forma gratuita para a comunidade, levando a metodologia do Mestre Nascimento do Passo. Nosso público principal têm sido crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos. Além de frevo nós damos aulas de caboclinho, coco, ciranda, maracatu e cavalo-marinho”, explica o professor Gil Silva, que também é coreógrafo e dançarino, afirmando que o projeto iniciado em 21 de julho já é um sucesso.

“Nosso objetivo era saber de que forma a comunidade aceitaria essa proposta nas praças. No primeiro dia só quem fez a aula foram duas crianças. Hoje já contamos com a participação de cerca de 20 crianças, todas meninas, na pracinha lampião. Na concha,o trabalho conta com uma participação menor de pessoas mas aos poucos, com a divulgação principalmente boca a boca, a participação é crescente”, declarou a professora Flávia Vieira, que leciona na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

“Queremos democratizar o acesso a cultura, ampliando os espaços de prática do frevo, levando atividades desta natureza, de forma gratuita, para espaços públicos que na maior parte do tempo não conta com nenhum tipo de ação cultural ou de outra natureza, destinada para a comunidade, principalmente para o público infantil. Além disso, a proposta é de ampliar o universo cultural da cidade fazendo com que os moradores entendam essas manifestações culturais, principalmente o frevo, como uma cultura que também deve fazer parte da cidade”, declarou Flávia Vieira.

DESAFIO

No dia 12 de novembro a experiência montada em Serra Talhada será apresentada no II Encontro de Pesquisadores do Frevo, promovido pelo Paço do Frevo, link do evento: http://www.pacodofrevo.org.br/encontrodepesquisadores/.  “Vamos contar a nossa experiência nesses 3 meses de projeto enfatizando o desenvolvimento das crianças na dança e a aceitação da comunidade da proposta que trazemos para a cidade de Serra Talhada”, resumiu a professora Flávia, que realizou um trabalho diferente nesse sábado (31), no marco zero da cidade.

“Fizemos uma aula festiva em alusão ao dia do saci, figura do nosso folclore, e que normalmente é deixado de lado pois é dada maior ênfase a festa americana dia das bruxas. Combinamos com as meninas de todas irem fantasiadas para que a festa ficasse mais colorida”.

frevo 2
frevo 3
frevo 4
frevo 5