Do G1 Mundo

Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, disse lamentar profundamente os comentários que fez sobre as mulheres durante uma recente entrevista à BBC, informou sua assessoria de imprensa em um comunicado divulgado nesta terça-feira (2).

“Se houver uma mulher Dalai Lama, ela deve ser mais atraente”, brincou ele ao se indagado a respeito da possibilidade. O comentário, que foi feito na semana passada à emissora britânica, causou agitação nas mídias sociais em todo o mundo.

A entrevista foi concedida em Dharamsala, no norte da Índia, onde ele vive exilado desde que fugiu do Tibete em 1959.

“A respeito da pergunta se sua reencarnação poderia ser uma mulher, e ao sugerir que ela deveria ser mais atraente, Sua Santidade genuinamente não quis ofender. Lamenta profundamente que as pessoas tenham ficado ressentidas pelo que ele disse e oferece suas sinceras desculpas”, afirma o comunicado.

“Sua Santidade, um monge agora com oitenta e poucos anos, tem um grande senso das contradições entre o mundo materialista e globalizado que encontra em suas viagens e as ideias complexas e esotéricas sobre a reencarnação que estão no coração da tradição budista tibetana, afirma o comunicado.

“No entanto, às vezes acontece que (…) o que pode ser divertido em um contexto cultural, perde o humor na tradução quando vertido para outro contexto. Ele se arrepende de qualquer ofensa que possa ter sido feita”, afirma ainda o texto.

“Por toda a sua longa vida, Sua Santidade se opôs à objetificação das mulheres, apoiou as mulheres e seus direitos e celebrou o crescente consenso internacional em apoio à igualdade de gênero e respeito às mulheres”, conclui a nota.