Publicado às 04h22 desta terça-feira (6)

Uma das principais promessas da campanha da candidata Socorro Brito, do Avante, é retomar a UPA-24h, em situação de abandono há anos no bairro Ipsep, em Serra Talhada. Em entrevista ao Programa do Farol, na TV FAROL no YOUTUBE [veja aqui] recentemente, o prefeito Luciano Duque explicou em que ‘pé’ está o caso da UPA-24h junto ao governo federal. Luciano foi provocado por um telespectador a responder sobre este assunto e disse que “para cada 50 obras executadas pode ter uma que não foi concluída ainda [na sua gestão]”.

“E a gente tem explicação para tudo”, devolveu Duque. “Você cita, por exemplo, a UPA-24h. Quando o governo Temer entrou tirou o financiamento [das UPAS] e definiu que o município escolhesse qual o modelo [a adotar], se não há financiamento para uma UPA-24h, como é que vai botar uma UPA-24h para funcionar? Então, nós definimos o modelo, que lá vai ser uma policlínica, e aí veio a mudança de governo Bolsonaro, o novo ministro ou os novos ministros ainda não definiram”, alegou o prefeito, continuando:

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA DE DUQUE NA TV FAROL

“Nossa proposta está lá, numa mesa, aguardando uma decisão para dar continuidade a esta obra e implantar lá naquele prédio do Ipsep uma policlínica que vai atender a média complexidade de Serra Talhada. O que é muito mais eficaz e vai trazer uma solução possível do município manter esse serviço, porque há financiamento para policlínica e não há para uma UPA-24h, porque uma UPA-24h é um equipamento para manter toda uma região. Sabe quanto era o financiamento? R$ 150 mil, sabe quanto custa? R$ 900 mil. O município de Serra Talhada consegue manter? Por isso que o governo acabou com essa política de implantar UPA-24h”.