Publicado às 11h30 desta sexta-feira (3)

Após desativar uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) em Serra Talhada, que vinha fortalecendo a segurança na região com um helicóptero cedido pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o governo Paulo Câmara voltou a prometer o retorno da aeronave à cidade.

A notícia foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) esta semana, garantindo a chegada do equipamento a partir  do ano eleitoral de 2018.

No Diário Oficial, o governo justifica que essa é uma intenção de descentralizar a estratégia de segurança no Estado. Meses atrás, a desativação dos trabalhos do GTA na Capital do Xaxado foi motivo para muitas críticas à gestão Paulo Câmara.

“Até meados de 2018, a SDS tem planos de instalar no município de Serra Talhada uma unidade do Grupamento Tático Aéreo e para isso, está estudando a viabilidade técnica e prospectando um local no município em parceria com a prefeitura”, garantiu a gestão estadual, por meio do comunicado, e reforçando:

“A instalação do GTA em Serra Talhada fortalecerá, prioritariamente, o combate às quadrilhas que atuam em investidas contra bancos e carros fortes, bem como no tráfico de drogas na região”.

RELEMBRE A POLÊMICA

A polêmica sobre a chegada de uma GTA em Serra Talhada acabou acirrando os ânimos políticos entre as principais lideranças da cidade, envolvendo discussões acaloradas – por meio da imprensa – entre o secretário de Transportes Sebastião Oliveira (PR) e o prefeito Luciano Duque (PT) [relembre aqui].