O FAROL DE NOTICIAS faz uma breve radiografia dos candidatos novatos que foram eleitos vereadores e que vão assumir a partir de 2013. A proposta é que possamos abrir um debate em torno das idéias e dos serviços que podem ser prestados pelos novos paralamentares.

DEDINHA INÁCIO-PMDB

O jovem Alfredo, popularmente conhecido por Dedinha, foi recordista de votos nestas eleições. Tem como base de atuação o bairro da Borborema, onde coordena a ONG Casa da Cidadania, que trabalha na formação de crianças e adolescentes. Dedinha tem um perfil de político assistencialista e por muito tempo, recebeu apoio tanto do prefeito Carlos Evandro como do deputado Sebastião Oliveira. Durante a campanha, Dedinha não falou muito sobre suas propostas de trabalho. Ele é o primeiro homossexual a assumir uma cadeira no legislativo de Serra Talhada.

SINÉZIO RODRIGUES-PT

Professor, ex-presidente do PT de Serra Talhada e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEST). Tem como principal característica a oratória firme em defesa da educação. Enfrentou vários desafios quando resolveu fundar o Sintest. Rodrigues também não costuma se retrair diante as dificuldades. Boa parte da sua votação veio dos servidores da educação e deve dar uma grande contribuição nas discussões que envolvam orçamento público e cidadania.

MANOEL ENFERMEIRO-PT

Ainda é desconhecida a sua atuação em meio aos movimentos sociais. Entretanto, Manoel Enfermeiro tem a assessoria da Fundação Cultural Cabras de Lampião (FCCL) que vai lhe ajudar na construção de um mandato coletivo. O futuro vereador elegeu a saúde como prioridade número um do seu mandato.

EDMUNDO GAIA-PMDB

Edmundo Isidório Alves é o seu nome completo. Já exerceu o mandato de vereador por várias vezes e retorna à Câmara com ajuda dos votos de Dedinha. Edmundo não é de falar em plenário. Sua atuação é nos bastidores e na assistência permanente ao seu eleitorado. Principalmente da zona rural. Edmundo pouco falou no guia eleitoral.

PINHEIRO-PTB

Francisco Pinheiro Barros, mais conhecido por Pinheiro do São Miguel. Homem de total confiança do deputado Augusto César, Pinheiro já exerceu um mandato de vereador onde atuou com muita coerência e honrou o cargo. Se destacou quando foi o presidente da famosa “CPI do Leite” que investigou irregularidades no governo do ex-prefeito Tião Oliveira. Pinheiro vai atuar na defesa dos agricultores, desportistas e estudantes.

LEIRSON MAGALHÃES-PSB

Médico atuante e ex-secretário de Saúde do governo Carlos Evandro. De estilo discreto, Dr. Leirson realizou uma das campanhas mais estruturadas de  Serra Talhada e pode se transformar numa das grandes surpresas em termos de atuação no parlamento. Deve pautar sua linha de trabalho na defesa das minorias, em particular, dos portadores de deficiência física.

SOLDADO CIÇÃO-PR

Teve como principal base de apoio o bairro do IPSEP, onde reside. Durante a campanha, Cição se destacou com suas carreatas e seus jingles estilo brega. Sempre com um sorriso no rosto, o candidato não falou muito das suas propostas no guia eleitoral, mas terá o apoio dos seus aliados para deslanchar em plenário. Cição é do Partido Republicano Progressista (PRP) cujo presidente é o radialista Jair Ferraz.

NAILSON GOMES-PSC

Ex-secretário de Desportos, Turismo e Lazer, Nailson Gomes já foi atleta profissional, onde jogou no Clube Náutico Capibaribe, e pode se projetar com rapidez no parlamento. De fácil diálogo, o vereador eleito vai pautar sua atuação nas áreas de cultura, turismo, desportos e lazer. Bem como projetos nas áreas de educação e saúde. Tem como professor o seu pai, ex-vereador Gerôncio Gomes.

JAIME INÁCIO-PHS

Jaime Inácio saiu candidato a vereador pela terceira vez. Eleito com folga, Jaime é de origem rural e tem como principal reduto o distrito de Santa Rita. Lá, Jaime é uma espécie de “grande pai” em que as pessoas obedecem com fidelidade. Vai pautar o seu mandato na defesa do homem do campo.