DSC_0011

Fotos: Farol de Notícias/Jamilys Nogueira

Com informações de Manu Silva (do Farol)

O Sintest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) cancelou, de última hora, o protesto marcado desde o início da semana contra o governo Luciano Duque (PT). A manifestação deveria ocorrer durante o desfile cívico em alusão ao aniversário de 165 anos da Capital do Xaxado, nesta sexta-feira (6). Com o adiamento, docentes foram pegos de surpresa. Alguns, ao chegarem no ponto de encontro, na região central da cidade, receberam um banho de ‘água fria’.

O FAROL flagrou o momento em que professores foram surpreendidos, nesta tarde, com o aviso: “A direção do Sintest comunica a todos os servidores que foi suspenso o protesto marcado para hoje no desfile cívico, em virtude das conversações ocorridas durante esta semana entre sindicato e governo (…). Todos juntos somos fortes!”. O FAROL tentou entrar em contato, nesta tarde, com o líder do Sintest, o vereador Sinézio Rodrigues, por telefone, mas não tivemos as chamadas atendidas.

Também procuramos Júnior Moraes, vice-presidente do sindicato. O telefone deu caixa postal. Os professores surpreendidos diante o aviso encararam o cancelamento com indignação. “Eles (o Sintest) nem nos avisaram dessa suspensão e a gente veio aqui todas de preto como combinado. Mas não adianta fazer um protesto para passar vergonha”, desabafou uma docente, depois de ler atentamente a nota estampada com fita adesiva na porta do sindicato.

Esse é o segundo recuo da categoria, já que o sindicato convenceu os servidores, na semana passada, a por fim em um estado de greve que já durava uma semana.

SEM PREFEITO

NÃO ATRASAR SALÁRIOS"

O FAROL buscou explicações junto à Secretaria de Educação. Em conversa com o FAROL, na tarde desta sexta, o secretário Edmar Júnior disse que uma nova conversa vai acontecer com a categoria, mas sem a presença do prefeito Luciano Duque.

“Nessa questão não há acordo ainda não. Foi feita a proposta e nós abrimos o diálogo. Segunda-feira (9) vamos nos reunir com a categoria”, disse Edmar, complementando que Duque vai a Brasília e provavelmente não irá participar.

“A gente vai segurar o projeto e segunda-feira tem reunião. Vai ter uma assembleia, conversaremos antes e durante também, dependendo do que for necessário. Porque a gente entrou em contato com ele  para abrir um diálogo, para  segurar o projeto para que voltássemos a conversar. Não conversamos sobre proposta foi marcada a reunião. Eu creio que o prefeito não estará presente porque estará descendo para a marcha dos prefeitos de Brasília.”

 

Professoras foram de preto, simbolizando luto contra o governo. Chegando no local marcado, acabaram surpreendidas

DSC_0004DSC_0013DSC_0006