DEBATENDO problemas urbanos, prefeitura alerta para legalização de construções em ST

Foto: Alejandro García/Agência Papiro

Preocupado com o crescimento desordenado do município de Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) estuda lançar uma ampla campanha de regularização fundiária na cidade. O alerta foi dado durante abertura da 2ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece nesta quarta (8) e quinta-feira (9) na Capital do Xaxado. O evento tem o objetivo de discutir projetos estruturantes para o município. O fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e conta com participação da sociedade civil organizada.

“Estamos vivenciando um ‘boom’ habitacional e as construções não podem avançar sem qualquer supervisão. Não queremos pagar um preço alto por desrespeitar a natureza. Quando chove em nossa cidade, por exemplo, estamos enfrentando problemas sérios de alagamentos por conta também de construções irregulares. Temos a necessidade de criar um plano municipal de saneamento básico urgente”, comentou o prefeito.

Neste sentido, desde fevereiro, a Secretaria de Obras do município colocou equipes nas ruas com a missão de diagnosticar construções sem licença para funcionar. “A nossa intenção não é de embargar obra, mas de ajudar os investidores a regularizá-las. Uma boa notícia é que 98% das pessoas notificadas estão procurando a prefeitura para legalizar os empreendimentos”, revelou o secretário de Obras, Cristiano Menezes.

DEBATENDO problemas urbanos, prefeitura alerta para legalização de construções em ST

Na 2ª Conferência Municipal das Cidades estão sendo debatidos temas como habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e uso e ocupação do solo. As discussões ocorrem junto a representantes de bairros, líderes de associações e sindicatos, vereadores, Ordem dos Advogados (OAB/PE), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e técnicos do governo municipal.

Duque reconheceu que o município ainda possui assentamentos urbanos precários e elogiou a população pela disposição em participar do evento e discutir soluções para estes problemas. “Temos bairros com problemas gravíssimos de macro-drenagem e muita coisa está sendo feita fora do plano diretor”, comentou. “Mas é a partir desse momento que a gente começa a pensar um novo modelo de cidade”.

As propostas elencadas na 2ª Conferência Municipal das Cidades de Serra Talhada serão levadas às conferências estadual e nacional. Os fóruns de discussão são importantes, principalmente, para fortalecer políticas de transferência de recursos junto ao Ministério das Cidades aos municípios.

Da Assessoria de Comunicação

DEBATENDO problemas urbanos, prefeitura alerta para legalização de construções em ST