
A 236ª Festa de Nossa Senhora da Penha começa neste sábado (29), mas, para o ex-vereador Dedinha Inácio, a celebração deste ano carrega um significado ainda mais especial. Depois de 32 anos colocando o nome para participar do sorteio da bandeira da padroeira de Serra Talhada, ele finalmente teve a oportunidade de passar um ano inteiro com o símbolo religioso em sua residência.
O sorteio aconteceu em 8 de setembro de 2025. Desde então, a bandeira passou a fazer parte da rotina da família e também de uma história de fé que começou quando Dedinha ainda era criança. Aos cinco anos de idade, em 1988, ele acompanhou pela primeira vez a procissão da bandeira e, desde aquele momento, nunca mais deixou de participar dos festejos.
A experiência de ter Nossa Senhora da Penha dentro de sua casa, segundo ele, foi difícil de colocar em palavras. Agora, ao se preparar para entregar a bandeira novamente à Concatedral, Dedinha vive uma mistura de sentimentos: a emoção pela despedida e, ao mesmo tempo, a gratidão por ter realizado um desejo que esperou por mais de três décadas.
“É uma emoção que não tem explicação. Só quem recebe a bandeira e passa um ano com Nossa Senhora da Penha dentro de casa sabe o que isso representa. Eu colocava meu nome há 32 anos e ela chegou na hora certa, porque tudo acontece no tempo de Deus. Minha devoção começou quando eu tinha cinco anos. Em 1988, morava uma senhora chamada Nesta em frente à minha casa e foi com ela que tive a primeira oportunidade de acompanhar a procissão da bandeira. Eu me lembro como se fosse hoje. A bandeira saiu da casa de Toinho Idelfonso, depois da Câmara de Vereadores, e daquele ano em diante eu nunca mais deixei de participar. A devoção foi crescendo, fui convivendo com os movimentos das igrejas, com as outras paróquias, e Nossa Senhora da Penha passou a fazer parte da minha história. Ser serra-talhadense também é carregar essa fé”, relembrou.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Para ele, a experiência não termina com a entrega do símbolo à Concatedral. Pelo contrário: representa a continuidade de uma tradição que ele espera que permaneça viva entre as novas gerações.
DESPEDIDA
A despedida acontece neste sábado (29), quando a residência de Dedinha será ponto de encontro para o início da programação. A partir das 17h, artistas convidados participarão de uma homenagem à virgem da Penha, com músicas e hinos religiosos. Depois, às 18h30, a bandeira seguirá em procissão até a Concatedral.
O cortejo deverá reunir grupos religiosos e outros segmentos da comunidade, transformando a entrega da bandeira em um momento coletivo de fé e celebração. Dedinha também convidou os serra-talhadenses para participarem do momento que, para ele, representa muito mais do que o início de mais uma festa religiosa. É o encerramento de um ciclo de um ano e, ao mesmo tempo, a celebração de uma devoção construída desde a infância.
“Quero convidar todo o povo de Serra Talhada para estar conosco. A partir das 17h, vamos receber os artistas que aceitaram fazer essa homenagem a Nossa Senhora da Penha e, às 18h30, vamos sair em procissão até a Concatedral para entregar a bandeira. Quero que esse momento seja vivido por todos nós juntos, porque abrir a Festa de Nossa Senhora da Penha é uma demonstração de fé, devoção e união do nosso povo. Depois de um ano tão especial, entregar a bandeira será uma despedida emocionante, mas também uma forma de agradecer por tudo que vivi. Que Nossa Senhora da Penha cubra com seu manto todas as famílias, todas as casas e todos os serratalhadenses, os que estão aqui e os que estão longe. Viva Nossa Senhora da Penha!”, finalizou.
1 comentário em Dedinha fala da emoção de acolher a Bandeira da Penha em Serra Talhada