Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 05h20 desta quinta-feira (22)

O diretor do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), Leonardo Carvalho, foi o convidado desta quarta-feira (21) do programa Falando Francamente, na TV Farol. Ele fará uma ano de atuação no comando da unidade hospitalar, agora em julho, e fez um balanço positivo do período, com investimentos e mudanças comportamentais dentro do hospital.

Durante a entrevista, Leonardo Carvalho fez questão de tecer elogios e agradecer a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que abonou a sua indicação, e vem agindo como parceira. Entretanto, o ponto alto da conversa foi o anúncio que deverá mudar, em definitivo, o ‘rosto’ do Hospam, que irá funcionar, ainda no segundo semestre, como uma unidade de referência materno-infantil de Pernambuco.

“Desde de janeiro já iniciamos a gestão pensando no planejamento dessa transição da rede materno infantil. A gente já vinha pesquisando todo mês. Nós reunimos os coordenadores de todos os setores para que possamos fazer o planejamento no decorrer do ano, já pesquisamos especializações, cursos. Inclusive, fechamos parceria com uma instituição de Serra Talhada ganhando desconto para quem for se inscrever na pós de neopediatria para  que estes profissionais sejam capacitados e requalificados para rede materno infantil”, disse Carvalho, arrematando:

“Já entrei em contato com a secretaria de Saúde do estado que nos deu todo apoio através da GERES 11ª Regional  e do governo do Estado. Na terça-feira recebemos uma ligação do governo do estado para que a gente pudesse fazer uma listagem de equipamentos. Então, vamos receber uns equipamentos do governo do estado para reestruturar o Hospam. Nós fizemos uma listagem de profissionais, de recursos humanos específicos para essa área materno infantil, parto de risco habitual, alto arisco, UTIs obstétrica, neonatal, pediátrica, casa de parto, parto humanizado com banheiro. Então teremos uma megaestrutura”.

COMO VAI FUNCIONAR?

Ainda durante a entrevista, Leonardo Carvalho elencou algumas novidades criadas em sua gestão, como o ‘Dia do Desejo’-quando o paciente interno tem direito a fazer um pedido especial- e até sessões de cinema nas enfermarias. Ao ser questionado sobre a transição de emergência para maternidade-modelo, o diretor foi detalhista.

“Vamos reorganizar o Hospam para que a gente possa dar esse suporte a população. A gente já vem dando de fato uma certa progressão nessas questões de obstetrícia. Mês passado tivemos apenas 38 transferências de gestante com alto risco. isso não vai mais acontecer porque daremos seguimento no próprio hospital, quando a gente diminui as transferências quer dizer que a gente está sendo mais resolutivo no Hospam. Vamos requalificar, solicitar a  equipe; cada dia 3 obstetras, 2 pediatras, 2 neonatologistas, enfermeiros todo os dias, enfermeiros para as  UTIs neo, pediátrica, obstétrica. A gente fez o projeto muito bem qualificado e fomos parabenizados pelo governo do Estado, através da nossa governadora Raquel Lyra  e da nossa secretária de saúde Drª Zilda do Rego Cavalcanti; e também existe um ‘dedinho’ da nossa prefeita Márcia Conrado nisso; que já nos sinalizou essa megaestrutura lá para o hospital”.

“Os serviços de emergência e urgência irão para o Hospital Eduardo Campos. No Hospam vai ser apenas o serviço materno infantil. Então a gente já vai começar a transição da UTI Pediátrica. Acredito que em meados de agosto já esteja tendo esta transição até porque precisa da qualificação dos profissionais para que a gente possa tirar do papel esse sonho”, finalizou Leonardo Carvalho.