Polícia Civil tem acesso a vídeo racista em ST e vai investigarPublicado às 21h desta quinta-feira (9)

A Polícia Civil de Serra Talhada vai investigar um vídeo com conteúdo racista que viralizou causando revolta na população. Nas imagens é possível ver um jovem, branco [foto borrada], ainda não identificado, fazendo comentários depreciativos contra pessoas negras em uma live no Instagram. O vídeo rapidamente ganhou as redes sociais sendo compartilhado em tom de indignação.

“Eu abomino negro, não gosto de negro, abomino negro, não sei nem o que aquela negra está fazendo lá dentro. Eu agora deveria virar negro, porque o Brasil quis a negra, então… Eu venho aqui para todo mundo para dizer que eu abomino negro. Eu não gosto de negro, até porque minhas amizades são poucas e para chegar perto de mim tem que usar perfume, não use colônia não. Eu abomino negro, eu só não vou postar isso aqui agora porque eu tenho medo do meu Instagram ser bloqueado, mas eu abomino negro, negro é podre, ridículo, não gosto”, diz o jovem no vídeo.

POLÍCIA VAI INVESTIGARPolícia Civil tem acesso a vídeo racista em ST e vai investigar

Em conversa com o Farol de Notícias, o delegado municipal, Assis Moreira [foto], também teve acesso ao vídeo e comentou que se configurado o delito nas imagens o caso será investigado como crime de racismo. “Estou vendo o vídeo e com certeza iremos apurar esse fato. Iremos investigar essa conduta configuradora em tese do crime de racismo”, declarou.

RACISMO E INJÚRIA RACIAL

O crime de racismo está previsto na Lei n.º 7.716/89 e ocorre quando as ofensas praticadas pelo autor atingem toda uma coletividade, ofendendo-os por sua ‘raça’, etnia, religião ou origem. A pena prevista é a reclusão de um a três anos e multa e é inafiançável. Já a injúria racial está prevista no artigo 140parágrafo 3º do Código Penal e ocorre quando o autor ofende a dignidade utilizando elementos de ‘raça’, cor, etnia, religião, pessoas idosas e portadores de deficiência. A pena prevista é detenção de um a seis meses ou multa e é possível de fiança.