Foto: Polícia Civil/Divulgação

Do G1

Cinquenta e seis delegacias de Pernambuco estão sem delegado titular, segundo a Associação dos Delegados de Polícia do estado (Adeppe).

O problema, segundo o órgão, afeta cidades na Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Em alguns casos, o mesmo delegado cuida de duas cidades.

Segundo o presidente da associação, Diogo Victor, muitos profissionais acumulam funções em mais de uma cidade, o que prejudica a população. Um exemplo é o município de São Bento do Una, no Agreste, que divide o delegado titular com a cidade de Cachoeirinha, que fica na mesma região.

“Quando não há delegado titular, fica o colega da cidade mais próxima respondendo. Às vezes, esse deslocamento chega a 70 quilômetros. E esse colega só vai [na delegacia que acumula] para atender demandas urgentes da delegacia”, disse Diogo Victor.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a maio deste ano, foram registradas 1.525 mil mortes violentas no estado, o que corresponde a 10 por dia. 54,7% delas aconteceram no interior. De acordo a Adeppe, esse déficit de delegados afeta o ritmo das investigações e a resolução dos crimes.

Além da falta de delegados, a Adeppe também afirma que 33 delegacias estão sem escrivão, função fundamental na procedimentos de formalização das investigações.

O que diz a SDS

A secretária disse que:

  • Enquanto não acontece o concurso público, estuda formas de diminuir a falta de profissionais nas delegacias;
  • Apesar do déficit, a secretaria tem se empenhado para reduzir os índices de violência;
  • Em maio, foram realizadas 4.376 mil prisões em flagrante, sendo 59 contra pessoas acusadas por homicídios, e 542 armas foram apreendidas.

Cidades sem delegado