Publicado às 17h45 desta quinta-feira (11)

Após a conclusão do processo seletivo de profissionais para 48 vagas cargos de gestão escolar em Serra Talhada, os candidatos selecionados ainda aguardam a convocação por parte da Secretaria de Educação de Serra Talhada. De acordo com as denunciantes, a Prefeitura Municipal informou que faria a convocação 30 dias após a homologação do resultado final do certame.

Em contato com o Farol de Notícias, duas profissionais que passaram para os cargos de gestora escolar questionaram a demora na chamada para assumir o cargo e elencaram motivações políticas para que os selecionados não fossem chamados no prazo estipulado.

“Em setembro do ano passado a prefeita publicou um decreto para obrigatoriedade da seleção de diretor escolar, seguindo as exigências do novo Fundeb. Até aí tudo bem, em fevereiro desse ano foi lançado o edital pela Empresa Ápice Consultoria, realizamos a prova em 12 de março e seguimos para as próximas etapas. Foram quatro etapas muito difíceis, mas graças a Deus passamos, e eu fui uma delas”, comentou a professora, pedindo anonimato:

“O resultado final saiu de 06 de abril, daí em diante a prefeitura vem protocolando a não homologação porque alguns gestores antigos, indicados de vereadores, não passaram. Perguntamos constantemente ao secretário de educação, mas ele faz pouco caso. Falou na rádio antes do desfile que seria nesta semana a homologação e a posse essa semana e nada. Sempre que cobramos uma posição da Sest, eles se calam. Os gestores que não passaram continuam nos cargos”.

DEBATE NA CÂMARA

O vereador Vandinho da Saúde também tratou sobre o tema em seu discurso na plenária da Câmara Municipal na última terça-feira (9) [veja o vídeo abaixo.] De acordo com outra selecionada, que também pede para não ser identificada, a homologação da seleção deveria ter sido publicada desde o final de abril.

“Secretário silenciou sobre seleção de gestores, o vereador Vandinho da Saúde foi até a tribuna cobrar esclarecimentos. E o secretário disse que desde o dia 24/04 que seria homologado e até agora nada. Estranho!”, questionou.

OUTRO LADO: O que diz a prefeitura?

A reportagem do Farol de Notícias buscou a Secretaria de Educação para entender a situação. De acordo com o secretário Erivonaldo Alves o governo está na fase de ajustes finais para convocar e encaminhar os selecionados para as escolas do município.

“Recebemos a denuncia com bastante tranquilidade, por lisura das condutas do governo, ao passo que nos permite sermos transparentes quanto a matéria. A comissão constituída com base no Decreto N. 3.436 de 1° de setembro de 2022, concluiu os trabalho em 06 de abril de 2023, quando encaminhou o resultado final, para a Secretaria de Educação. Procedemos com a avaliação do resultado, sendo homologado por meio da Portaria nº 319, em 28 de abril de 2023. Estamos na fase final de ajustes para procedermos com a lotação das pessoas”, explicou Alves.

VIDEO: VEREADOR VANDINHO COBROU CELERIDADE NA CONVOCAÇÃO