videoO crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias acontece a um ritmo incrível e a prova é que podemos pensar que há 20 ou 30 anos a internet era algo a que muito poucas pessoas tinham acesso. Atualmente smartphones, TVs, câmeras, consoles, computadores e até eletrodomésticos utilizam internet e inovam em termos de eficiência de consumos, tecnologia, capacidade, acessibilidade e compatibilidade. Tudo isso para proporcionar o melhor conforto para o usuário, bem como, ser mais útil para qualquer que seja o seu uso.

É verdade que isso é uma constante em praticamente tudo o que podemos ter hoje mas onde o impacto se tornou mais notório foi no que essa evolução e desenvolvimento fizeram especialmente com o entretenimento pessoal e social. Esse desenvolvimento foi de tal forma que criou inclusive várias indústrias como a do cinema ou fotografia, por exemplo.

No entanto, não raras vezes a tecnologia ou alguma inovação não correu tão bem assim porque não teve a aceitação idealizada pelos seus criadores e por isso, rapidamente foram ultrapassadas ou substituídas. Podemos falar de vários casos mas o mais flagrante foi, provavelmente, o vídeo 3D. Isso porque para poder observar esse conteúdo por mais interessante que seja (e é mesmo) é necessário um equipamento extra ou para o criar um equipamento que seja muito específico e demasiado caro.

Tudo isso se revelou pouco prático e muito dispendioso o que fez com que a tecnologia apenas exista em certas áreas ou para certas pessoas. No seu lugar, surgiu o conceito de vídeo 360o onde o usuário tem a sensação de que está no local vendo tudo em seu redor. Essa tecnologia não requer equipamento extra, dá uma sensação maior de envolvimento com o ambiente criado ou reproduzido e ainda é acessível a qualquer pessoa com smartphone, TV ou computador. A tecnologia é tão promissora que gigantes como a Google, Facebook, YouTube, Sony, Samsung, LG, Apple entre outras já mostraram abertura para a tecnologia e criaram condições para que ela cresça nos seus equipamentos e plataformas.

Inclusive cadeias de televisão, marcas e canais na internet já começaram a recorrer a essa tecnologia para transmitir alguns eventos neste modelo. Um dos casos com maior sucesso foi a transmissão do torneio de pôquer 888Live em São Paulo, no Allianz Parque, em Junho passado e que revelou não só o sucesso deste tipo de vídeo entre os usuários como a própria evolução de um jogo que no Brasil está com um crescimento alucinante mesmo sendo proibido fisicamente. Em termos de perspetiva de futuro, se pensarmos que no entretenimento e games o grande investimento próximo é na realidade virtual, podemos considerar que esta tecnologia ainda tem mais potencial e hipóteses de crescimento.

Qual será a inovação a seguir a esta? Ainda não poderemos saber nem qual o impacto que terá mas considerando todas as diversas aplicações que podemos usufruir dessa tecnologia e em diversas áreas como a medicina, vigilância ou imobiliário que ainda a podem explorar abrem várias possibilidades para que esta inovação ainda fique por um bom tempo. Ainda assim, a julgar pela velocidade com que a tecnologia tem inovado e o impacto dessas inovações podemos afirmar, com certeza, que irão surgir outras e que também nos farão ficar perplexos.