Foto: Twitter

 

Do Metrópoles

A Assembleia Nacional da França decidiu punir o parlamentar francês Grégoire de Fournas de forma disciplinar após falas racista contra o colega de origem congolesa Carlos Martens Bilongo. Fournas foi julgado por um painel com 22 lideranças parlamentares nesta sexta-feira (4/11). O grupo decidiu por sua suspensão por 15 dias e um corte temporário no salário.

No Twitter, Fournas se declarou inocente e afirmou que está sendo alvo de uma grande injustiça.

“Sou totalmente inocente dos fatos de que sou acusado. Sinto esta sanção de incrível dureza com grande injustiça. Mas respeitoso com a instituição, eu me submeto a ela”, afirmou o parlamentar.

O partido de ultradireita Reunião Nacional afirmou que o parlamentar se referiu às embarcações que chegavam à França com imigrantes, e não se referiu a Bilongo.

Bilongo afirmou que acredita que a frase foi dirigida a ele e declarou estar profundamente triste com o ocorrido. “É vergonhoso que eu tenha ficado reduzido à cor da minha pele.”

Relembre o caso

O deputado da extrema-direita francesa Grégoire de Fournas foi acusado de cometer um ato racista durante a Assembleia Nacional da França, nessa quinta-feira (3/11), contra o colega negro de origem congolesa Carlos Martens Bilongo.

A declaração de Grégoire de Fournas racista aconteceu ao longo de uma discussão sobre a migração de pessoas para a França, principalmente de origem africana. A fala do parlamentar causou revolta dos pares e a sessão foi encerrada.

Grégoire de Fournas teria gritado “volte para a África” ou “voltem para a África” durante a fala do colega de origem congolesa.

Confira clicando no link: https://content.jwplatform.com/previews/JJO71kbZ