Publicado às 10h desta quinta-feira (15)

A proposta de reajuste do piso dos professores apresentada pelo Governo foi rejeitada pelas comissões de Educação e Finanças da Alepe nesta quarta (14).

Nos dois colegiados, os parlamentares argumentaram que o reajuste previsto no Projeto de Lei Complementar(PLC) nº 712/2023, ao não contemplar a categoria como um todo, quebra a  isonomia dentro da carreira dos docentes estaduais.

Uma das vozes mais ativas pela desaprovação partiu do deputado Luciano Duque (SD), que é membro Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O deputado serra-talhadense já tinha alertado, na semana passada, que não votaria à favor caso a governadora Raquel Lyra não mudasse de postura, inclusive, dialogando com os professores. Como se encontra, o projeto deixa de fora mais de 53 mil docentes.

“Todos os professores do estado de Pernambuco esperam, no mínimo, respeito da governadora. Então, contem com a gente.  Reafirmo meu compromisso com toda a categoria”, reforçou Luciano Duque.

KAIO RECUOU

Mas quem acabou indo na contramão, contra os professores, foi o deputado Kaio Maniçoba, votado em Serra Talhada, e conta com o apoio de um grupo de vereadores.

Além de Maniçoba, votaram em defesa do projeto de Raquel Lyra, na comissão, os deputados Ricardo Antunes e Claudiano Martins Filho.