Um desastre envolvendo desperdício de água e possível falha de engenharia foi registrado por internautas na manhã desta quinta-feira (30), próximo ao distrito de Nazaré (Floresta). O leitor do FAROL conhecido popularmente como Marquinhos do Gelo flagrou um grande vazamento da Adutora do Pajeú. Durante procedimentos de teste, a força da água ergueu o ancoramento que deveria sustentar os tubos. Questiona-se uma possível falha no projeto de engenharia, já que essa não é a primeira vez em que vazamentos aparecem.

Pequenos blocos de concreto foram implantados ao longo de toda a adutora para dar suporte aos tubos, que estão presos por frágeis cintos metálicos. A estrutura vem dando provas de que não aguenta por muito tempo a pressão da água. Outro problema que tem acontecido é com relação à ventosas, entre um cano e outro. Com a forte trepidação dos tubos sobre o cimento, o material vem sendo corroído e dando brechas a vazamentos.

No teste realizado nesta quarta-feira (30), as águas do Velho Chico já chegaram nas imediações do aeroporto municipal, a 10 km de Serra Talhada. O FAROL conversou com um representante do Dnocs (Departamento Nacional de Obras  contra a Seca) sobre o assunto. Apesar do desastre flagrado, o fiscal de obras, Dionísio Pereira, mantém o otimismo quanto a conclusão da adutora. “A água está se aproximando de Serra. Acredito que tudo será normalizado”, disse.

Assista ao vídeo registrado pelo faroleiro Marquinhos do Gelo:

Veja também:   Prefeitura oferece 'terapia na praça' em ST