O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reuniu na semana passada, em Serra Talhada, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar e Rodoviária Federal, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros, onde firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes, assumindo responsabilidades e criando normas para realização da 18ª Exposerra, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil.

O objetivo do TAC  é a prevenção de acidentes e garantir a segurança do público que vai comparecer ao Pátio de Eventos, nos dias 13, 14 e 15 de julho. Entre outros pontos, ficou definido que na quinta-feira (13) e sexta-feira (14) a festa vai até às 02:00h e no sábado (15) o término será às 04:00h. Ainda segundo o MPPE, a CDL deve disponibilizar 30 banheiros químicos, e garantir a presença permanente de uma ambulância.

Caberá ao Corpo de Bombeiros fiscalizar toda a estrutura de feira 24 horas antes da abertura dos portões, e o Conselho Tutelar terá a missão de impedir a venda de bebida alcoólica a menores.

Outro detalhe, é que menores de idade não terão acesso a Exposerra sem a companhia dos pais. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá a missão de fiscalizar e orientar o trânsito na BR-232 e a Polícia Militar instalar estrutura de segurança no evento. Está previsto cerca de 10 mil pessoas/dia na 18ª Exposerra.