EuclidesDe 15 de dezembro até este mês de janeiro foram desperdiçados cerca de 12 milhões de metros cúbicos de água na barragem de Serrinha. A informação foi repassada ao FAROL pelo secretário de Meio Ambiente, Euclides Ferraz. O gestor vai convocar uma audiência pública para debater o problema que existe há pelo menos cinco anos, devido a abertura de comportas no manancial, que está secando.

A discussão sobre o desperdício em Serrinha foi reacendida pelo FAROL nos últimos dias (veja matérias aqui e aqui). Semana passada, famílias ribeirinhas entraram em contato com a nossa reportagem para anunciar que estão preparando um protesto cobrando o fim do desperdício. Em contato com o FAROL, o diretor do escritório regional do Dnocs em Serra Talhada, Ionaldo Araújo, disse que a gestão da barragem não é responsabilidade do órgão, mas sim de um conselho gestor que liberou a vazão nas comportas.

Foto: Alejandro García/Farol

SECRETÁRIO RECEBE CRÍTICAS                                                

Serrinha.6jpgDESPERDÍCIO: Comportas estão abertas há anos; população se diverte com o vazamento durante o Carnaval

O secretário Euclides Ferraz recebeu críticas, na manhã desta terça-feira (27), de proprietários de terras ao longo da barragem prejudicados com o desperdício. Em entrevista à rádio A Voz do Sertão AM, o advogado Ivan Rufino elogiou a iniciativa de Euclides de convocar uma audiência pública, mas disse que a ideia nasceu tarde demais diante a gravidade do problema.

“Você (Euclides) parece que chegou e o trem já tinha passado, eu sei que é uma virtude, convocar uma audiência pública, mas isso já era para ter sido resolvido há muito tempo, e você está no cargo há dois anos, é lamentável. Desde 2007 que essas comportas estão abertas. Os ribeirinhos estão todos lá com a mão na cabeça. Isso é vergonhoso. Não adianta vir querer tapar o sol com a peneira, não adianta mais não”, disse Ivan Rufino.