selo-eleições-2016-farolA prestação de contas dos candidatos a prefeito de Serra Talhada disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até agora são confusas e não ajudam o eleitor a decifrar a contabilidade da campanha. De acordo com os números, Luciano Duque (PT), Victor Oliveira (PR) e Otoni Cantarelli (PCdoB ) não gastaram sequer metade do limite previsto de pouco mais de R$ 270 mil. Isso faltando menos de 20 dias para o final da campanha.

O candidato do PT, Luciano Duque, gastou 99% do que arrecadou com pagamento de material de propaganda (adesivos e material impresso), mas não há nenhum registro sobre pagamento de militância, os famosos ‘seguradores de bandeiras’, gastos com carreatas ou sequer despesas com locação de imóveis. Também não há registro de pagamento para a produção do guia eleitoral.

Já o republicano Victor Oliveira é o inverso. Segundo o TRE, o candidato destinou 38% do que arrecadou para pagamento de pessoal, 11.63% para locação de veículos, quase 6% para locação de imóveis e a maioria – 44% – para pagar a equipe do guia eleitoral. Mas, curiosamente, não há registros para pagamento de propaganda impressa: cartazes, folders, santinhos, etc.

O mais intrigante é o caso do candidato comunista Otoni Cantarelli. Não há registro de qualquer doação ou despesas para o jovem. Ou seja, o candidato não gastou nada até agora.