Do G1

O Dia da Educação, celebrado nesta quarta-feira (28), terá eventos on-line para debater tendências digitais, conectividade e acesso ao ensino de qualidade. A ideia é apoiar e estimular boas ações do Brasil para inspirar novas iniciativas.

Entre os destaques, está o escritor norte-americano Henry Jenkins, que participará do debate com tradução simultânea “Educação e mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura“.

A transmissão será às 16h desta quarta, no YouTube do Canal Futura. Haverá participação de Tessa Jolls, uma das pioneiras educação midiática nos EUA e mediação do pesquisador da PUC-SP, Alexandre Sayad, da série do Futura “Idade Mídia”.

Na quinta (29), às 18h, o debate no YouTube do Canal Futura será sobre “Informação e narrativas“, com Juan Mascardi (do canal de televisão Telefe Rosário), Natália Vianna (Agência Pública) e Lilian Bacich (Trade Educação). A mediação será de Antônio Gois, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Na sexta (30), às 18h, haverá o debate sobre “O lúdico e a experiência“, com participação de Murilo Sanches (Colmeia Educacional, focada em formar inovadores), Carla Zeltzer (CEO da FazGame, para o ensino da Língua Portuguesa) e Nina da Hora (do podcast Ogunhê, que mostra negros que encontraram soluções para a humanidade através da ciência). A mediação é da jornalista Sil Bahia, da plataforma PretaLab, que conecta mulheres negras às empresas de tecnologia.

Outra ação será o debate do documentário “Prova Escrita”disponível aqui. A produção trata dos desafios de reduzir o abandono escolar em uma escola no interior da Bahia, estado que é um dos líderes em defasagem educacional.

Haverá a participação da coordenadora pedagógica da escola, Janaína Barros, do diretor e roteirista Luís Gustavo Ferraz e do produtor Lucas Brito Cortez. O debate será por meio da plataforma Zoom e é preciso de inscrever por aqui.

O evento é liderado pela Fundação Roberto Marinho e tem parceira de mais de 200 instituições, como Itaú Social, Fiesp, Fundação Bradesco, Globo, Sebrae, Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Coca-Cola Brasil, entre outros.