Todas as servidoras da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) foram homenageadas nesta sexta-feira (7) marcando o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB), que na companhia dos vereadores Agenor de Melo Lima, Pinheiro, Nailson Gomes e Vera Gama, entregaram rosas a cada servidora.

“Esta foi a forma que encontramos para homenagearmos nossas servidoras que dão uma importante contribuição para esta Casa Legislativa. Por outro lado, não podemos deixar passar em branco a luta das mulheres que não é de hoje e os avanços conquistados por elas. É uma simples homenagem mas tínhamos que mostrar o nosso reconhecimento  a cada uma delas”, declarou José Raimundo.

Veja também:   2014: Após rompimento, ex-vereador diz que foi tratado como inimigo por deputado petebista

Já a única mulher na Câmara, Vera Gama, fez um breve  discurso incentivando a participação da mulher na política. “Hoje sou a única mulher na Câmara de Vereadores de Serra Talhada. Mas torço que cada uma de vocês lutem para que a gente possa mudar este quadro. Cada uma de vocês (servidoras) podem estar no parlamento”, incentivou Vera Gama.

HISTÓRIA

O Dia Internacional da Mulher relembra o protesto contra as péssimas condições de trabalho das operárias da indústria têxtil em Nova York, em 8 de março de 1857. A manifestação sofreu forte repressão e diversas trabalhadoras foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, foi instituída a data de 8 de março, sugerido por Clara Zétkin e Rosa de Luxemburgo. É bom lembrar que foi a data também foi o estopim para a Revolução Russa de 1917, pois no dia 23 de fevereiro daquele ano (8 de março no calendário gregoriano), diversos protestos levaram à queda do Czar Nicolau 2º.

Veja também:   Onda de calor deixa mais de 500 mortos na Espanha

mulher

mulher 2

mulher 3