Dani Cardoso indica livros para férias – Foto: Arquivo Pessoal

Por Dani Cardoso, aos que amam livros e aos que ainda não descobriram o amor

Hoje é comemorado o dia do leitor e o Farol preparou uma pequena seleção de 10 livros para brindar este dia.

A lista pretende, ou deseja timidamente, ser democrática, indo de clássicos consagrados a contemporâneos, de romance de costume a romance de época. Teremos ficcional, não ficcional e Gabriel García Márquez, que está acima de tudo isso.

Esta singela redatora (que ama indicar livros, mas odeia listas pequenas) espera que vocês aproveitem as indicações!

DICAS DE LEITURA
(Com base na minha experiência)

A literatura exige de nós coragem, tanto de encarar uma boa obra quanto de aceitar que existem autores com boas premissas, mas com uma escrita ruim; e existem ainda autores que poderiam simplesmente escolher outro tipo de ocupação.

Mas para além dos bons, dos medíocres e dos que acreditam ser autores, os livros resistem e cabe a nós leitores gostar ou não gostar (eis a questão!).

DICA I

Minha primeira dica de leitura é: Leia! Não tem método, fórmula mágica, suco detox, conselho de coach ou ensinamento de Augusto Cury que faça alguém se transformar em um super mega leitor.

Se você tem dificuldade em desenvolver este hábito, faça aos pouquinhos, em doses homeopáticas. Comece por livros com poucas páginas, sobre assuntos que você tenha interesse (música, esporte, plantas).

Livros de crônicas ou contos são ótimos para quem busca fortalecer o hábito da leitura. Sugiro Caio Fernando Abreu, Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo, Fernando Sabino ou Carlos Drummond de Andrade.

DICA II

Se o problema é ler clássicos, a dica é buscar por obras curtas, por exemplo: O Velho e o Mar (Ernest Hemingway), O Grande Gastby (F. Scott Fitzgerald), A Senhora (José de Alencar), Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) ou A Metamorfose (Franz Kafka).

Leia no seu ritmo, sem afobação. Anote o que não compreendeu, releia a página quantas vezes quiser. Um clássico só é difícil para quem não tem paciência.

DICA III

A última dica é: use e abuse dos livros ditos “hypes” ou dos “best sellers”. Geralmente, as narrativas são sofríveis, mas as premissas são legais. Você pode encontrar ótimas histórias e ainda consegue praticar sua resiliência literária ao suportar o peso de uma escrita medíocre e personagens com dramas na maioria das vezes mal desenvolvidos.

Ótimos exemplos de best sellers e hypes são os da Collen Hoover, da Julia Quinn (Amo a Quinn) e Ali Hazelwood.

LISTA DE LIVROS

  1. Sonhos de uma noite de Verão – Shakespeare
  2. A Troca – Beth O’Leary
  3. Fique Comigo – Ayòbámi Adébáyò
  4. Persuasão – Jane Austin
  5. Bridgerton – Julia Quinn
  6. Água Viva – Clarice Lispector
  7. O Avesso da Pele – Jeferson Tenório
  8. Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marques
  9. Tudo Sobre o Amor – bell hooks
  10. Quincas Borba – Machado de Assis