Publicado às 02h27 desta quinta-feira (21)

Diante o avanço de furtos e assaltos no Centro de Serra Talhada, o comandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Girley Figueiredo, fez um apelo aos empresários da cidade para que cada um possa adquirir câmeras de monitoramento para que ajude no trabalho da polícia.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM nessa quarta (20), o comandante reforçou que toda a população deveria se unir para cobrar a instalação de um sistema de monitoramento no Centro da cidade como se mobiliza para reclamar de outros serviços como a falta d’água, por exemplo.

“Nós temos que nos reunir e resolver esse problema que é um problema simples. Nós temos o local que seria o batalhão, temos os policiais para monitorar… Então, aqui eu faço um apelo e uma solicitação: por que não os empresários, cada um comprar duas câmeras de monitoramento? Vai sair caro? Não, não sai. O efeito vai ser muito grande. É esse o apelo. Mas eu digo a população que vamos cobrar monitoramento na cidade”.

Girley Figueiredo comparou ainda a situação de Serra com a cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, onde lá foi possível baixar os índices de criminalidade com a instalação de câmeras em pontos estratégicos do município. Ele também enfatizou a importância da união de todos para que o projeto saia do papel.

“E aí eu venho àquela questão de que não é impossível monitorar Serra Talhada com câmeras. Hoje, a população de Petrolina, de 450 mil habitantes, temos o Centro de Petrolina o bairro mais seguro em termos de CVP (crimes violentos contra o patrimônio). Isso porque Petrolina é monitorada e porque aqui em Serra Talhada não tem?”, indagou o comandante, concluindo:

“Isso não é um projeto meu. Eu só estou aqui fazendo um apelo para que a população comece a cobrar. A população não cobra a questão de água? Cobra iluminação pública? Vamos cobrar também monitoramento. Nossa ideia é que todos participem, não é deixar como responsabilidade do município, ou do Estado ou do setor privado”.