Diante de erros criminosos pedir desculpas é suficiente? Publicado às 06h15 deste sábado (18)

Por Manu Silva,  jornalista, militante social e repórter do Farol

Pedir desculpas é suficiente para remediar ou atenuar um erro quando você passa a mão no corpo de outra pessoa sem sua permissão? Como fez o MC Guimê outro dia no Big Brother Brasil, ou ainda usar de sua força física para imobilizar e se aproximar e beijar uma mulher? Como fez o lutador Cara de Sapato.

Gravar um vídeo e lançar nas redes sociais pedindo desculpas e dizendo que foi mal interpretada após um comentário que comparava o cachê de um artista ao salário de um professor só com desculpas resolve? Pedido de desculpas esse que só veio após ter sete apresentações canceladas como retaliação. Como se ser professor já não fosse desvalorizado o suficiente.

Veja também:   Sintepe pressiona governo por reajuste salarial

Essa para mim é uma das piores. Enviar um áudio lendo uma carta escrita por seus advogados com um pedido de desculpas após fazer uma live no Instagram e falar repetidas vezes que “abomina negros”, que negros são “podres”, que “não gosta de negros”.

Os crimes e violências destacadas estamparam os principais noticiários do país e de Serra Talhada ao longo das últimas semanas (e que semanas), dividindo opiniões e causando muita indignação nas redes sociais, em alguns casos reproduzindo ainda mais violências.

O ponto que eu gostaria de questionar aqui é, especificamente, o perdão e as consequências do ato diante das Gerações Y e Z. A mãe de um dos jovens assediadores afirmou que o que ele fez não diz respeito de quem ele é? Mas se não são nossos atos verbais ou não-verbais que demonstram quem somos e como nos constituímos, então é o quê?

Veja também:   61ª Missa do Vaqueiro acontece em Floresta

A MC Pipoquinha ousou e abusou da fama, e está pagando já as consequências após não ponderar as palavras. Se o cachê é de R$ 70 mil, vezes 7 shows cancelados, então já são quase meio milhão de prejuízo. Espero que assim como ela os outros homens que falam e fazem besteiras possam refletir melhor seus atos enquanto respondem processos, perdem dinheiro e se for o caso até a liberdade.

Se você fere toda a uma população negra demonstrando ódio a ela você não é racista? Não deve pagar pelo crime cometido porque o racismo é tão naturalizado no Brasil? “Ahh… Deixa baixo, todo mundo fala essas coisas e ninguém faz nada mesmo”. Não! Ao contrário, agora mesmo é que devemos ter força e usar as armas que temos para combater a discriminação.

Veja também:   Acidente na BR-232, em ST, termina com 2 mortos

O responsável pela investigação em Serra Talhada foi muito feliz ao dizer que não tem pedido de desculpas que desfaça o crime cometido. Só esperamos que a Justiça tenha consciência e comece a criar exemplos para inibir esses e tantos outros crimes.