Do G1

O diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, afirmou nesta quarta-feira (6) em depoimento à CPI da Covid que soube pela comissão das denúncias sobre a operadora Prevent Senior.

Rebello foi convocado a prestar depoimento para explicar eventuais ações tomadas pela ANS diante de denúncias envolvendo a Prevent durante a pandemia.

Há denúncias de que a operadora utilizou remédios comprovadamente ineficazes em pacientes com Covid e omitiu a doença em atestados de óbito .

“Importante reiterar que a ANS teve conhecimento das graves acusações contidas em dossiê contra a Prevent Senior pela CPI da Covid, e tais situações nunca foram denunciadas diretamente à agência e não apareceram nos monitoramentos feitos periodicamente pela ANS”, declarou Rebello.

A versão, no entanto, contradiz informações da própria CPI. Segundo o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a ANS foi avisada em 2020 das denúncias sobre a Prevent.

Direção técnica

 

Ainda no depoimento à CPI, Rebello anunciou a instauração de uma direção técnica na Prevent Senior.

Segundo Rebello, o diretor técnico não terá poder de gestão, mas acompanhará as atividades da Prevent e poderá pedir informações.

“A operadora será notificada acerca da indicação da instauração de um Regime Especial de Direção Técnica, a qual possui um rito específico que será devidamente observado pelos técnicos da ANS. Tal regime especial tem como propósito acompanhamento mais próximo da ANS, não sendo seu objetivo final a retirada da operadora do mercado, mas garantir a manutenção da qualidade assistencial aos beneficiários”, afirmou Rebello.

Em seguida, o senador Humberto Costa (PT-PE) questionou se a ANS decidiu implementar uma direção técnica na Prevent. Rebello, então, respondeu: “Isso, senador.”

Na sequência, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), questionou a partir de quando a direção técnica atuará na Prevent. Paulo Rebello, então, respondeu que ainda é preciso concluir um relatório preliminar.

“Tem um rito interno da agência, e vamos dar início à direção técnica, ou seja, enviando um diretor técnico para acompanhar diariamente os fluxos e processos dentro da operadora”, acrescentou.

O que diz a Prevent

 

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Junior, prestou depoimento à CPI em setembro deste ano.

Aos senadores, Batista Junior admitiu que a operadora:

  • alterou o prontuário de pacientes com Covid para excluir o diagnóstico dos registros, mas que isso seria apenas para saber quem já não estava mais com a doença; a empresa nega;
  • usou remédios ineficazes contra a Covid, como cloroquina, mas somente com o consentimento de pacientes ou de seus parentes, e que os médicos tinham autonomia para prescrevê-los ou não;
  • fez estudo com pacientes que tomaram esses medicamentos apenas para acompanhar os casos e que o levantamento não se tratava de um estudo científico.