Diretora relata o que provocou explosão em escola de ST

Fotos: Farol de Noticias/Licca Lima

Publicado às 06h28 desta terça-feira (21)

Após explosão de uma panela de pressão que assustou alunos e trabalhadores, e destruiu parte da cozinha da Escola Municipal São Pedro, no centro de Serra Talhada, o Farol foi até o estabelecimento de ensino, na manhã desta segunda-feira (20), para conversar com a gestora Francisca Araújo.

A diretora explicou que as aulas estavam suspensas para que os pedreiros pudessem realizar a reforma da cozinha. Francisca contou que as servidoras feridas por conta do acidente estão em casa se recuperando, aproveitou para tranquilizar pais e mães de alunos e garantiu que medidas seriam tomadas pela Secretaria de Educação para melhorar a circulação de ar da cozinha.

Diretora relata o que provocou explosão em escola de ST

“Nós estamos funcionando aqui desde 1998. Então assim, acidentes acontecem. E como eu disse às meninas, panela de pressão, a gente tem que ter cuidado até na nossa casa. Não foi descuido, porque como eles mesmo viram, é feita a manutenção. Foi um acidente que aconteceu e ninguém está livre nem mesmo na casa da gente. O secretário chegou com a equipe dele, com a secretária adjunta, com o RH, foi dar toda a assistência. A gente tem uma escola que é  referência. O nosso Ideb é 7, é o melhor do município. O que digo aos pais é que se tranquilizem. Eu sei que todo mundo ficou com os nervos a flor da pele. Mas assim, é tranquilizar e  termos cuidado. Daqui para frente a gente vai tentar melhorar a saída de ar”, garantiu a gestora.

Francisca informou que os bombeiros explicaram que a explosão foi provocada pelo entupimento da válvula da panela de pressão, que estava cozinhado a merenda dos alunos. Com o impacto, o gesso da cozinha desabou e uma parte dele atingiu o ombro e o braço de uma das merendeiras. A outra servidora teve algumas queimaduras de primeiro grau. Nenhum aluno se machucou.

As professoras estão enviando as atividades de forma online e a previsão é de que as aulas sejam retomadas ainda nesta semana.