thereza-may

Na segunda rodada de votações que vão definir quem será o novo primeiro-ministro britânico, parlamentares conservadores do Reino Unido afunilaram a disputa ao cargo em dois nomes nesta quinta-feira (7): a ministra do Interior, Theresa May, 59, e a ministra de Energia, Andrea Leadsom, 53.

A vencedora da disputa —na próxima e última etapa, em votação por correio, entre 150 mil membros do Partido Conservador— se tornará a segunda mulher a assumir a função de primeira-ministra no país. A primeira foi Margaret Thatcher (1979-1990). O resultado final deverá ser anunciado em 9 de setembro.

andrea-leadsom

Na votação desta quinta (7), May recebeu 199 votos e Leadsom, 84 votos. O secretário de Justiça, Michael Gove, 48, recebeu 46 votos e foi eliminado da disputa. Na primeira rodada de votações, na terça (5), May já tinha alcançado o primeiro lugar, sendo seguida pela ministra de Energia.

May, ministra do Interior pelos últimos seis anos, apoiou a campanha para que o Reino Unido permanecesse no bloco europeu, ainda assim se julga capaz de unir o partido. “Essa votação mostra que o Partido Conservador pode se unir e, sob minha liderança, ele vai”, May disse a apoiadores após o anúncio do resultado.

Leia mais na Folha de São Paulo