Do G1

O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Mark Esper afirma que o ex-presidente Donald Trump pediu para atirar nos manifestantes que estavam perto da Casa Branca, em Washington, para protestar contra a morte de George Floyd.

Em um livro que deve ser lançado na semana que vem, Esper escreveu que Trump disse o seguinte: “Você não pode simplesmente atirar neles? Atira nas pernas deles ou alguma coisa assim”.

A informação é do site Axios.

Esse diálogo aconteceu no começo de junho de 2020, segundo Esper. Ele qualificou o momento como surreal, e disse que Trump estava com a cara vermelha, reclamando em alto som dos manifestantes.

A decisão de não atirar nos manifestantes em Washington não foi difícil, ele afirma no livro, mas ele teve que pensar em uma maneira de fazer com que Trump recuasse.

Esper foi demitido por Trump depois das eleições de 2020, que foram vencidas por Joe Biden. Pouco antes de ser demitido, ele contrariou Trump ao se recusar a usar uma lei do século 19 que permitiria que o presidente convocasse soldados para atacar os protestos.

De acordo com o Axios, o livro foi aprovado pelas Forças Armadas dos EUA.