Publicado às 17h50 desta segunda (4)

O prefeito Luciano Duque criticou, durante solenidade de assinatura de convocação de concursados, ocorrido na semana passada no Centro Administrativo Municipal, a atuação da advogada Aluska Kalline. Ela está à frente de dois processos judiciais que buscam anular, a favor de candidatos que estão na lista de espera do último concurso, duas seleções temporárias para as secretarias de Saúde e Educação.

Em sua fala, sem citar nominalmente Aluska, Luciano disse que “nós é que sabemos a nossa necessidade” e não será um advogada que vai “impor um pensamento seu” fazendo “com que o governo mude seu rumo”. Após o ato de assinatura da convocação, a posse dos mais de 100 candidatos está prevista para acontecer no próximo mês de dezembro.

“Temos sido incompreendidos por alguns que, no objetivo de ocupar o palanque da fama, questionam atos administrativos que têm o objetivo de olhar para a gestão com responsabilidade. Não adianta querer forçar a realidade de um governo e impor um modelo de fora para dentro. Nós é que sabemos a nossa necessidade, nós sabemos quantos funcionários [precisamos]. Não será um advogado que venha impor um pensamento seu e vai fazer com que o governo mude seu rumo. Pode até ganhar em alguma instância na Justiça, até porque a Justiça é lenta, é morosa, mas no final tem dado razão ao município”, disse Luciano, justificando:

“Não é justo que tenhamos 70 funcionários com cargos efetivos de Educação e que, de repente, esses funcionários tenham que voltar para sala de aula e já encontrem outros funcionários trabalhando no lugar dele, porque foram convocados por uma ação de Justiça. A Justiça nos obriga a cumprir os limites de gasto com pessoal, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, essa foi uma das tarefas mais difíceis que a gente enfrentou ao longo do governo de 2013 para cá, e quantas vezes a gente extrapolou o gasto com pessoal, não poque a gente quisesse, mas sim porque a responsabilidade nos faz contratar mais pessoas”.

Saiba mais

Duque: Já chamamos mais de 1.300 concursados