Publicado às 09h58 desta segunda-feira (15)

Serra Talhada contabiliza até agora 05 mortes provenientes do novo coronavírus, e um caso está sob investigação. Hoje, com cerca de 86 mil habitantes, a capital do xaxado conta com 0,006% de óbitos pela Covid-19, enquanto o município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, com 12 mortes registradas, apresenta uma taxa de 0,003% num universo de 350 mil habitantes.

Em conversa com o Farol, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), acredita que cada cidadão tem um papel fundamental, principalmente neste momento de reabertura gradativa do comércio, para forçar o achatamento da curva e impedir novos óbitos.

“O tratamento com o protocolo na fase viral é fundamental para chegar poucos casos no hospital. Em nossa investigação, constatamos que a maioria dos casos de internação ou morte por covid-19, foi por conta que o cidadão descuidou e aguardou piorar o quadro clínico para procurar uma unidade de saúde. Tem que ir logo nos primeiros sintomas na unidade de saúde. Estamos cuidando da atenção básica, como também do isolamento das pessoas”, disse o prefeito, reforçando que a rede municipal está capacitada para toda e qualquer orientação.