O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), se manifestou com relação a polêmica da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCR) conhecida como ‘Taxa do Lixo’, aprovada pelos vereadores no final do ano passado. Durante entrevista a rádio Serra FM, Duque defendeu o novo imposto e lamentou as críticas que o governo vem recebendo.

“Na verdade, a taxa foi separada do IPTU, porque a taxa tem uma destinação específica. Então, o governo resolveu separar para ter o entendimentos do que representa essa taxa. O por quê, para quê que serve o pagamento dessa taxa? Vamos imaginar que não tenhamos recursos para coletar o lixo e ele iria se acumular em toda cidade, a população ia entender que essa limpeza tem um custo e é pago com essa taxa. E sempre foi pago, desde 2005, ela não é novidade. Apenas foi separada para que as pessoas entendam que esse custo que a sociedade paga é um dever do cidadão”, assegurou.

Na opinião do prefeito, a TCR não vai pesar no bolso do contribuinte que poderia pagar bem mais caro, caso o serviço fosse privatizado.

“Vamos fazer a conta de um cidadão que pague um IPTU de R$ 60, ele vai pagar R$ 5 se fizer o cálculo, por 12 meses para ter a coleta três vezes por semana na sua porta. Se ele fosse pagar para recolher esse lixo e deixar lá no aterro sanitário imagina o custo que ele teria. Então, não é um imposto caro, não onera muito o cidadão, mantém a sua cidade limpa”, finalizou.