Publicado às 10h15 desta quarta-feira (5)

Após reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), na companhia de vários prefeitos pernambucanos na última segunda-feira (3), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), já trabalha com a possibilidade de liberação das aulas à parir de setembro.

Durante live do Gabinete de Crise, o petista assegurou que já planeja uma ação de testagem em massas nos estudantes, como forma de tornar o ambiente escolar mais seguro. De acordo com o prefeito, não tem justificativa legal manter as crianças fora das escolas, em função dos repasses do governo federal.

“Nesta mesma reunião foi tratado para setembro a volta às aulas. É uma polêmica enorme. A maioria dos prefeitos contra e nós temos uma responsabilidade com as regras e o ordenamento jurídico, e não teríamos como justificar não ter aula nenhuma. Ou seja, o governo federal repassa recursos para o setor público, estamos pagando professores, estamos gastando com merenda, no caso de Serra Talhada, temos o Educa Serra, estamos investindo, de forma digital, que atende pelo meno metade da rede, mas temos uma lei que vai obrigar a todos os municípios a voltar com as aulas”, justificou.

TESTAGEM

Ainda durante a live, Luciano Duque anunciou que serão utilizados, pelo menos, 40 mil testes nas escolas de Serra Talhada.

“Então, com este plano do governo [do estado] com o aumento de testagem, havíamos discutido isso. Além do convênio de testes com a universidade, vamos poder ter mais 40 mil testes rápidos, padrão ouro, para testar todas as crianças que tenham que voltar pra escola. Se isso for decidido, que essa seja a medida a ser tomada para o início de setembro, sem dúvidas, queremos começar as aulas”, finalizou.