Publicado às 14h desta quarta (26)

Questionado se a secretária de Saúde Márcia Conrado estaria fazendo política se valendo da pasta de olho nas eleições do próximo ano, o prefeito Luciano Duque (sem partido) rebateu as críticas confrontando as gestões de João Antônio Magalhães, à frente do Hospam; e de Karla Millene Cantarelli, à frente da XI Geres, ambos órgãos estaduais.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, o prefeito garantiu que a gestão de Márcia atende qualquer pessoa, independente de coloração política, e argumentou que a prefeitura estaria ‘tapando um buraco’ na gestão da saúde realizando partos que deveriam estar sendo feitos no Hospam e não na rede complementar.

“E João Antônio e Karla Millene estão fazendo política lá na UPA-E quando atendem Antônio de Antenor? E por isso estão fazendo política? Não! Márcia atende qualquer um, atende [os vereadores de oposição] Antônio de Antenor, Pinheiro e qualquer cidadão que vá lá. Obviamente que nem tudo é possível de ser feito. Mas quando eu digo a você que em um mês a gente fez 116 partos, por aí você pode já ter uma ideia de que esses partos deveriam estar sendo feitos no Hospital Regional [Hospam] e não pelo município”, disparou o prefeito, reforçando:

“No primeiro que eu assumi [a prefeitura] eu recebi uma ligação dizendo que uma mulher havia saído de Serra Talhada para dar a luz em Palmares. E isso era comum em Serra Talhada, ir para Arcoverde, ir para Caruaru, para Recife, para Vitória do Santo Antão, para Salgueiro… Fazer o quê? Parir. Isso era comum, por quê? Porque a porta de entrada para partos era o Hospital Regional de Serra Talhada, mas quando se chega lá o hospital faz 30 ou 36 partos no mês. E a mulher que consegue parir procura quem? Vê que não tem um anestesista, que não tem um obstetra [no hospital], vai fazer o quê? E quantos meninos não morreram? Quantos tiveram de morrer para a gente ter a coragem de tomar essa decisão [de oferecer partos na rede complementar]? E nós tivemos a coragem”.

50% DO IPTU

Luciano aproveitou para lembrar que 50% do IPTU está sendo utilizado para manutenção da saúde e que o diretor do Hospam, João Antônio, seria injusto quando tenta dizer que a superlotação na unidade regional seria por negligência dos postos de saúde. “Isso custa dinheiro público. Das 116 crianças que nasceram eu tenho que tirar do recurso do ISS, tenho que tirar do IPTU, que as pessoas depois perguntam e o dinheiro do IPTU vai para onde? A gente está botando mais de 50% do IPTU para a saúde, que é quem mais consome recursos hoje”, expôs o prefeito, abrindo fogo:

“Ele [João Antônio] está sendo injusto e está faltando com a verdade. E desafio ele: todos os postos de saúde [da cidade] estão funcionando. Não tem um que não funcione. A gente só não funciona no final de semana, porque quem tem que funcionar no final de semana é a rede de urgência e emergência e o Hospital Regional está aí para isso. [O Hospam] Está sobrecarregado porque vem a região toda e inclusive da Paraíba. Então, não dá para ficar atirando pedra no município. Isso tem que acabar. Não vou atirar pedra no hospital não. Acho que João Antônio faz um trabalho extraordinário, mas chega de ficar botando a culpa nos outros.”

“QUEM ESTÁ FAZENDO PARTOS SOMOS NÓS”

Luciano afirmou, categoricamente, que os mais de 100 partos realizados pela rede complementar de saúde no último mês seriam a demonstração cabal de que o município vem ‘carregando nas costas’ a média complexidade.

“Ir para o rádio ficar atirando pedra eu não vou fazer isso não. Parabéns João Antônio pelo trabalho que você está fazendo aí no hospital, mas quem está fazendo partos não são vocês não. Somos nós do município. Você atenderam 36 [parturientes] e nós 116. Então, está na hora da gente rediscutir essas coisas. Não adianta ficar botando culpa um no outro, porque quem sobre no final é o povo. Agora essa conta da média complexidade quem está carregando nas costas é a prefeitura, na [clínica] Clodilde Souto Maior e na São Francisco fazendo atendimento de urgência e emergência, que não são poucos, e o hospital [Hospam] está deixando de fazer”, sapecou.