Publicado às 13h30 desta sexta-feira (5)

O prefeito Luciano Duque garantiu, em entrevista de rádio nessa quinta-feira (4), que a lista de remanejados do último concurso público da Prefeitura de Serra Talhada, ocorrido no final do ano passado, está ‘caminhando’.

Segundo o gestor, até o próximo mês de agosto novos candidatos serão chamados. Luciano também aproveitou para dizer que prevê uma outra chamada até dezembro garantindo, assim, duas novas convocatórias só em 2019.

“Até agosto a gente já deve está fazendo essa convocação, tanto das vagas que efetivamente se abriram de pessoas que não compareceram, tanto de pessoas que compareceram também e depois abandonaram, e a Secretaria de Administração vai anunciar em breve aí essa nova chamada de concursados, né? E no final do ano teremos também mais outra chamada, isso é normal, natural”, afirmou o gestor, complementando:

“Quando nós dissemos lá atrás que Serra Talhada teve um prefeito na história que realizou dois concursos públicos fomos nós. E vamos cumprir. No outro [concurso] nós chamamos quase 500 [pessoas]. E nesse, até o final do nosso governo e o próximo prefeito que vai assumir vai ter a possibilidade de continuar chamando, porque eu pretendo, até o final do governo, dentro de um planejamento de necessidade ir chamando. Eu reconheço a importância do concurso público para a cidade”

SELEÇÕES TEMPORÁRIAS

Luciano aproveitou a oportunidade para justificar seleções temporárias abertas meses após a realização do concurso de 2018. A mais recente é na Secretaria de Educação, que está com inscrições até o próximo dia 12 de julho para 52 cargos imediatos, mais cadastro de reserva [veja aqui].

Na visão do prefeito, muita gente não consegue entender a finalidade destas seleções e, por isso, critica o governo municipal.

“Ainda há uma incompreensão de muitos que não entendem como é que as coisas funcionam. Por exemplo, quando tenho um professor que está fora da sala de aula ou está cedido a outro município ou ele ocupa uma função gratificada essa vaga eu não posso nomear ninguém. Por isso a gente tem que fazer o [processo] seletivo, porque ela está ocupando a vaga provisoriamente de outro funcionário. A seleção é exatamente para atender [essa demanda]. Nós temos o professor que diretor de escola, outro que é coordenador, outro está cedido a outra prefeitura… Por isso que há o seletivo, como também de programas [sociais]: temos programas com o Banco do Nordeste, Banco Santander, o Banco Itaú… A Secretaria de Desenvolvimento Social é um celeiro de programas. São programas provisórios e não podemos fazer concurso para estas vagas”, explicou Duque, reforçando:

“Muitas vezes o governo recua de questões e avança em outras. Mas nós não descumprimos a Lei. Tem um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público onde a gente acata a decisão de que programa [social] pode ser mediante processo seletivo e concurso para as vagas que efetivamente de direito. Quem mais quer chamar concursados é o prefeito Luciano Duque, porque melhor é para a receita da previdência falida… Os governos que passaram faliram a previdência de Serra Talhada”.

Leia também

Prefeitura abre processo seletivo em Serra Talhada