Foto: Divulgação

Publicado às 05h52 desta quinta-feira (2)

Com experiência acumulada no executivo, o deputado estadual Luciano Duque, passou a fazer parte da Comissão de Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), considerada uma das mais importantes do parlamento. Além dele, fazem parte os deputados Antônio Moraes e Romero Albuquerque, que ocuparão a presidência e a vice, respectivamente. Compõem a Comissão, 18 deputados, entre titulares e suplentes.

“A CCLJ é considerada uma das comissões mais importantes da Casa. Ela é responsável pela elaboração do parecer inicial de um projeto encaminhado à Assembleia Legislativa e analisa a constitucionalidade, legalidade e juridicidade de uma proposta ou iniciativa”, explicou o deputado serra-talhadense, que também vem se destacando por sempre priorizar o diálogo em busca do consenso.

PRIMEIRO PROJETO

O deputado estadual Luciano Duque protocolou Projeto de Lei 286/2023, que propõe o Dia Estadual do Xaxado. A data seria celebrada em 07 de julho, dia de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval, deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamentar, o cangaço e o xaxado têm uma importante influência na identidade cultural do homem sertanejo. “Não estamos falando do banditismo, mas da resistência e resiliência do homem e da mulher do sertão. Um povo aguerrido, que apesar das dificuldades, não desistem e não se entregam”, disse.