Publicado às 18h20 desta sexta-feira (7)

Hoje (sexta-feira) é celebrado o Dia Mundial da Saúde e neste final de tarde, tanto a prefeita Márcia Conrado quanto o deputado estadual Luciano Duque, que governou a capital do xaxado por oito anos, fizeram uma espécie de disputa velada de quem fez mais pelo setor.

É claro que não se pode comparar a gestão de Márcia, com pouco mais de dois anos, com o período do ex-prefeito, que foi o principal responsável pela ascensão de Conrado na política.

Mas a disputa mostra que há uma diferença muito grande entre o modelo de governança de cada um. Enquanto Márcia priorizou a ‘miudeza’, Duque avançou no ‘atacado’. A prefeita foi clara nas redes sociais:

“Em apenas dois anos de gestão, já ampliamos o atendimento nos postos de saúde da zona rural; disponibilizamos a inserção de DIU em algumas Unidades de Saúde da Família; implantamos o Projeto Linda, para prevenção de câncer de mama; realizamos testes rápidos de gravidez e proteinúria nas unidades de saúde; substituímos os ônibus do TFD por veículos mais modernos e confortáveis; implantamos exame de eletroforese de homofóbica para triagem de anemia falciforme, na rotina do pré-natal; e muitas outras ações”, escreveu Márcia Conrado.

E DUQUE

Já os avanços de Duque não se comparam. O ex-prefeito teve a preocupação de ‘pinçar’ obras estruturadoras que funcionam até hoje: Construção de 20 UBSs e reforma de 8, Implantação do Atendimento Noturno e compra de mais de 30 veículos para o setor; Viabilização da Fundação Altino Ventura, Hospital Veterinário, Atenção a Saúde Mental, Dois concursos públicos que ‘turbinaram’ a pasta, e, talvez, o mais importante: deixou Serra Talhada em quarto lugar  em Pernambuco no ranking do Ministério da Saúde. Hoje, amarga a 79ª colocação.